O mentiroso leão

Era uma vez um leão que julgava ser o mais corajoso dos animais. Na verdade, ele tinha mesmo uma pose que ninguém ousava desafiar. Todos o temiam, e isso só o incentivava a se gabar.

– Fiel súdito, curve-se diante de mim! – disse ele para um coelhinho e o indefeso animal obedeceu

Mas o leão tinha um grande segredo que apenas ele conhecia. Ele não passava de um medroso que tinha medo até da Dona Formiga. Mas, com medo que os outros animais não o aceitassem, ele começou a inventar mentiras a seu respeito, sem que ninguém desconfiasse.

Certo dia, ele estava dando seu passeio matinal, quando ouviu uma voz o chamar. Virou-se e viu que um pequeno passarinho que pousara em uma pedra ali perto estava fazendo sinal para ele se aproximar. O leão deu um passo a frente e perguntou, cheio de arrogância:

– O que houve, jovem pássaro? Quer perguntar algo para mim, ou apenas admirar minha beleza inexplicável?

E, antes que o leão pudesse começar seu discurso sobre suas qualidades, o passarinho o interrompeu:

– Não, senhor. Eu estava apenas me perguntando se o senhor gostaria de duelar comigo.

Com medo que descobrissem seu segredo, o leão inventou rapidamente uma desculpa:

– Com você? Imagina! Não é preciso por o dedo na tomada para saber que dá choque. É claro que eu ganharia!

– Pois eu insisto. –retrucou o passarinho – Amanhã a tarde, aqui mesmo.

No dia seguinte, ocorreu o duelo. Foi um verdadeiro fiasco. O passarinho só soltou um pio e o leão saiu correndo e nunca mais foi visto. O pássaro, por outro lado, ficou famoso e até gravou entrevistas.

– Como você fez aquilo? –perguntou o repórter

– Simples! Eu só ouvia o leão falando, mas nunca o vi em ação.

Moral: A mentira tem perna curta. Não esconda o que você realmente é!