No reino do QVL
 
Havia um reino chamado QVL, onde seus habitantes não eram pessoas e sim os numerais.
Neste reino, tinha apenas nove tipos diferentes de seres, chamados algarismos, que se juntavam para formar todos os habitantes do reino. Os algarismos eram representados por símbolos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e, 9.
No reino do QVL, dependendo da casa que cada algarismo morava, ele mudava de valor.
As ruas deste reino eram muito bonitas, limpas e bem arborizadas. As casas eram confortáveis, sempre bem pintadas e com três quartos.
Não havia cercas separando as casas vizinhas e sim pontos (.).
Os vizinhos eram muito amigos e mesmo que um valesse mais do que o outro, não tinha inveja, só muita cooperação entre eles.
Todas as famílias tinham três filhas e todas elas com o mesmo nome, só o que variava era o sobrenome.
As meninas, também conhecidas como ORDENS, chamavam-se Unidades, Dezenas e Centenas.
O número de famílias do reino era infinito, quer dizer não terminava nunca. Não tinha começo e não tinha fim.
Cada família formava um grupo especial, que no reino era chamado de CLASSE.
Existia a primeira classe, a segunda classe, a terceira classe, e assim por diante.
Então, cada classe era uma casa, que tinha três quartos OU ORDENS e em cada quarto dormia as UNIDADES, AS DEZENAS E AS CENTENAS.
Existia a primeira ordem, a segunda ordem, a terceira ordem, a quarta ordem, a quinta ordem a sexta ordem e assim por diante.
Vamos falar de duas famílias em especial, que moravam lado a lado. A família de sobrenome UNIDADES SIMPLES e a família de sobrenome MILHARES.
Estas famílias formavam AS CLASSES DAS UNIDADES SIMPLES E CLASSE DOS MILHARES.
Na casa das unidades simples, a primeira classe,moravam as três meninas ou ordens: UNIDADE, DEZENA E CENTENA. Elas recebiam o sobrenome da família e se assinavam: Unidades Simples, Dezenas Simples e Centenas Simples.
Muitas vezes nem usavam o sobrenome. Outras vezes, eram chamadas, apenas pelos apelidos: U, D, C.
U era a 1ª ordem, D a 2ª ordem e C a 3ª ordem.
U podia valer de zero a 9.D podia valer de 10 até 99.C podia valer de 100 até 999.
Vizinhos das Unidades Simples morava a família dos MILHARES.
Na casa dos milhares ou do milhar, a segunda classe, moravam também as três meninas ou ordens: UNIDADE, DEZENA E CENTENA. Elas recebiam o sobrenome da família e se assinavam: Unidades de Milhar, Dezenas de Milhar e Centenas de Milhar.
Muitas vezes nem usavam o sobrenome. Outras vezes, eram chamadas, apenas pelos apelidos: UM, DM, CM.
UM era a 4ª ordem, DM a 5ª ordem e CM a 6ª ordem.
UM podia valer de 1.000 a 9.999. DM podia valer de 10.000 até 99.999.
CM podia valer de 100.000 até 999.999.
 
Vizinho dos Milhares morava a família dos MILHÕES, dos Bilhões, dos Trilhões, etc. Dessas famílias falaremos mais adiante no decorrer do ano letivo.
Assim, o reino do QVL tornou-se muito importante para o universo da matemática, pois ele tornou mais fácil algumas operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), por onde podemos saber o valor do algarismo através do lugar que ele ocupa no QVL (Quadro Valor Lugar).
Vale à pena lembrar que no reino do QVL,o último algarismo do seu número é sempre a quantidade de unidades! Se seu número tiver 2 algarismos, o outro será a quantidade de dezenas.
 

Este texto foi escrito para auxiliar-me nas aulas de matemática com a turma do quinto anos de 9 anos.Não é fácil colocar estes conceitos nas cabecinhas de crianças tão novinhas.É tudo abstrato demais para eles.