OS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS – Infantil

Em um tempo muito distante existia um povo chamado Hebreus que tinha se esquecido da aliança, da amizade feita com nosso Pai do Céu, por causa disto, eles sofriam muito e eram maltratados e aprisionados por outro povo os Egípcios que viviam em um país chamado Egito.

Os Hebreus faziam muita arte, os filhos desobedeciam aos pais, as pessoas desrespeitavam umas as outras, o marido não respeitava a esposa e esta não respeitava o esposo, roubavam, bebiam muito e adoravam imagens de animais ao invés de adorar a Deus.

Só que Deus, nosso Pai, estava muito triste, porque não queria que sofressem e chamou um de seus filhos o fiel e amoroso Moises e pediu que ele fosse para o Egito e convence-se o povo Egípcio a soltar os Hebreus e assim levá-los para a terra Prometida uma terra cheia de abundancia onde poderiam construir seus lares, plantar e criar seus animais sem serem incomodados.

Moises conseguiu soltar os Hebreus e começou a caminhada para a terra prometida. Foi pelo deserto, um lugar que faz muito, muito calor, com pouca água e comida, e o povo Hebreu começou a desanimar, começou a desacreditar de novo na bondade e no amor de Deus, querendo tudo rápido, fácil e com todo o prazer, sem nenhum esforço.

Ao ver esta situação Moises pediu que o povo acampa-se, subiu ao monte mais alto do local e rezou, rezou muito pedindo a Deus que olhasse para o seu povo, pois eles não faziam aquelas coisas por maldade e sim porque não conheciam e não entendiam o que Ele Deus queria que o povo fizesse.

E por amor a todos Deus enviou por Moises os Dez mandamentos , ou seja, as coisas mais importantes da vida para que os homens, mulheres e crianças possam seguir e com isto agradar a Deus e serem felizes.

Os Dez Mandamentos se dividem da seguinte forma:

Os três primeiros se referem aos deveres que a humanidade tem que ter com Deus, nosso Pai e se resume a:

“Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e todo o entendimento” (Mt. 22,37).

Se você ama a Deus vai respeitá-lo.

Não vai ficar jurando a Deus para conseguir algo e quando conseguir esquece a promessa que fez e deixa de cumpi-la.

Vai tirar um tempo de seu dia para poder estar com Ele, conversar, pedir, agradecer e ouvir o que Ele tem a Lhe falar.

Os sete últimos mandamentos referem-se ao próximo, ou seja, as obrigações, deveres e o seu amor pelas outras pessoas e se resume a:

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mc 12,31)

O próximo é seu irmão, sua mãe, pai, avo, amigo, as pessoas que não conhece de sua cidade, de seu país e do mundo todo, a natureza: os animais, as plantas.

Quem ama o próximo não vai matar, pecar, roubar, fazer fofoca, desejar o/a namorado (a), esposo(a) do outro e nem as coisas alheias.

Vai respeitar e amar pai e mãe.

E Deus disse mais:

- “Quem praticar os mandamentos e os ensinar, será considerado grande no reino do céu”. (Mt 5, 17-20).

E Moises muito feliz levou os mandamentos para o povo Hebreu que entendeu enfim o que Deus queria deles e o que cada um tinha que fazer para ser feliz e agrada-lo e prometeram cumprir. Deus ficou muito feliz com todos e os levou enfim para a Terra Prometida.

Os Dez Mandamentos foram passados de geração a geração. De vovó para o filho e depois para o netinho até chegar até sua mamãe e papai e hoje até você.

Que tal agradar ao nosso Pai que está no céu e fazê-lo, muito, mas muito feliz e ser feliz, obedecendo e seguindo os Dez mandamentos?

Vou ficar esperando ouvir só coisas boas sobre você.

Fica com Deus.