Sadam nunca matou ninguém!

Coroas*, cidade tranqüila, próxima a São João Del Rei, faz parte da trilha dos Inconfidentes. É muito bonita e bem cuidada. Os moradores se conhecem e freqüentam os mesmos lugares: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a pracinha sempre florida, o rodeio...

As casas têm quintais grandes com muitas árvores frutíferas, um cercado para o galinheiro, outro para a horta e o cachorro, fiel amigo, ali a proteger seu espaço contra a invasão de bichos do mato que, ocasionalmente, aparecem para roubar os ovos ou mesmo surrupiar alguma galinha.

Na casa de André, o cachorro é um velho pit bull, de nome Sadam, que gosta de brincar com crianças, principalmente a Ludmila, linda menina de 6 anos, irmã de Mariana, namorada de André.

30 de dezembro de 2006.

André vai à casa de Mariana e os dois assistem ao Jornal, enquanto Ludmila, sentada no tapete da sala, brinca com suas bonecas, alheia completamente às notícias dadas pela apresentadora de TV.

Aproveitando o comercial, Mariana vai à cozinha tomar água e organizar a mesa para o lanche.

Começam novamente as notícias e André fala alto para Mariana:

- Mariana, mataram o Saddam.

Ouvindo aquelas palavras, Ludmila se assusta:

- “O quê? Mataram o meu amigo Sadam?” pensou horrorizada.

André continua:

- Ele morreu enforcado!

Ludmila sente uma dor no coração ao pensar no seu amigo pit bull, enforcado, dependurado numa das árvores do quintal!

Mariana chega na sala e diz:

- Saddam era muito mau. Ele matou muita gente!

Ludmila não segura a dor perante aquela acusação terrível de que Sadam matara muita gente! Em prantos grita com Mariana:

-Sadam não era mau. Ele era meu amigo. E ele nunca matou ninguém!

André e Mariana assustados com o protesto da menina ficaram mudos e viram compadecidos as lágrimas que corriam pela sua face. Só aí entenderam que ela se referia ao cão, seu amigo.

* Apelido carinhoso da cidade Coronel Xavier Chaves.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 15/07/2010
Reeditado em 15/07/2010
Código do texto: T2378636
Classificação de conteúdo: seguro