págína do livro infantil' O REINO DOS GIRASSÓIS " dedicado ao Dr. Fernando Fidélis e a Sra Mércia gomes ass. social e a todos os CAPS existentes

Num reino muito bonito chamado Brasil, onde as flores eram todas verde e amarelo nasceu uma linda princesinha,de pele alva como as nuvens e cabelos tão pretos como uma pedra de carvão, tinha os olhos castanhos cor de amêndoas. A chegada da princesinha trouxe para o reino muitas alegrias e todos comemoravam numa grande festa, seus pais muito orgulhosos com o nascimento da bela princesinha convidaram o reino e outros reinos vizinhos para conhecê-la, pois ela nasceu dotada de grande inteligência e sabedoria e já nasceu falando! Ela explicava ao seu povo que as flores daquele reino eram todas verde e amarelo, pois o verde reprezentava as matas e o amarelo o ouro! até então todos desconheciam aquele significado, ela continuou explicando e disse que o reino passaria a se chamar "O REINO DOS GIRASSÓIS". que significava a LEALDADE de seu povo. De repente todos escutaram um forte barulho, e uma abelhinha anunciou a chegada da fada Angélica, a fada porém cumprimentou a todos e dando um belo sorriso foi logo dizendo á princesinha; - que ela era muito pequenininha e ainda não conhecia o significado das outras cores: que existia o azul que simbolizava a cor do céu, e o vermelho que simbolizava o amor! e tantas outras cores que ela só ia conhecer quando fosse crescendo! e a princesinha ficou muito curiosa!,a fada então tirou de dentro de um enorme estojo de veludo azul algumas gravuras de paisagens e castelos e disse que ali era o reino onde ela morava, que se chamava Portugal e prometeu a princesinha que quando ela completasse 18 anos, a levaria para conhecer o seu reino, e isso deixou a princesinha com uma enorme ansiedade de crescer! a fada batizou a princesinha dando-lhes a ela o nome de AGLAÈ, e explica que em grego significa beleza e charme!.

De repente a fada olha para o relógio e se despede apressada, pois estava atrasada para visitar outros reinos,mais antes de partir anuncia que vai deixar ali uma dama de companhia, para alegrar os dias da princesinha e lhe ensinar muitas brincadeiras! ela toca na ponta da varinha e eis que aparece a palhaçinha tristezinha! - que muito afobada se aprezenta; - olá eu sou tristezinha ás suas ordens! - Quem não gostou muito foi a princesinha e foi logo retrucando que se sua companhia era tristezinha ela iria entristecer os seus dias, mais a fada dotada de grande doçura explica que tristezinha só vai lhe trazer muitas alegrias, e finalmente quando percebe que convenceu a princesinha, desaparece deixando apenas uma grande fumaça no ar. Naquele momento a palhacinha se joga em cima de uma grande almofada de algodão e suspira cançada pois vinha correndo! A princesinha porém lhe pergunta da onde vens? - eu venho do CAPS responde tristezinha - e que lugar é esse? - "CAPS É O CENTRO DE ATENÇÃO PSICO-SOCIAL" é o lugar onde se tratam as pessoas com problemas mentais e psicológicos - E deixou a princesinha mais confusa ainda, pois ela não sabia que as pessoas tinham problemas.

claudett acyolly
Enviado por claudett acyolly em 21/07/2010
Reeditado em 23/07/2010
Código do texto: T2390716
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.