Aula que desenvolve a motricidade infantil

O que é conduta motora de base?

É a motricidade humana, ou seja, desenvolvimento das estruturas componentes do sistema nervoso central; mantém a regulação, a execução e a integração do comportamento; traduz a apropriação da cultura e da experiência humana, conferindo, como intencionalidade operante.

Adquirir condutas motoras de base escorregando com papelão na grama: uma aula de Educação Física embasada no desenvolvimento global do aluno.

Nesta atividade pudemos explorar várias condutas motoras de base. Tais como:

*coordenação global - atividades que envolvem os grandes músculos, através da experimentação e movimentação, o indivíduo busca o seu eixo de equilíbrio corporal até que seja capaz de executar vários movimentos ao mesmo tempo.

*coordenação fina e óculo manual - diz respeito à destreza e à habilidade manual e constitui um aspecto particular da coordenação global, uma coordenação elaborada dos dedos das mãos. Concomitantemente exercita o controle ocular, ou seja, a visão acompanhando os movimentos da mão, que é a coordenação ócolo-manual e viso-motora.

*lateralidade - é a propensão que os humanos têm em utilizar preferencialmente mais um lado do corpo que o outro, em três níveis: mão, olho e pé.

*estruturação espacial - é um conceito que se estrutura primeiramente no cérebro, pois construímos nosso mundo espacial através de interpretações de grande número de dados sensoriais: tato, visão, audição e as sensações cinestésicas de movimentos. É através de situações que nós adquirimos as noções de: dentro e fora, alto e baixo, longe e perto, grande e pequeno, grosso e fino, sentado, deitado em pé, abaixar-se, levantar-se...

*estruturação temporal - é construída pelo indivíduo e para isso é necessário que a criança tenha aquisição de elementos básicos de gestos e movimentos que se ajustarão ao tempo e ao espaço exteriores à ela. Através dessas aquisições o indivíduo começará a organizar e coordenar as relações temporais. O que é condutas motoras de base? O que desenvolve essa atividade? É a motricidade humana, ou seja, desenvolvimento das estruturas componentes do sistema nervoso central; mantém a regulação, a execução e a integração do comportamento; traduz a apropriação da cultura e da experiência humana, conferindo, como intencionalidade operante. Que delícia desenvolver as condutas motoras de base.... A importância do folclore para a educação.

Aline Piovezana Avanci
Enviado por Aline Piovezana Avanci em 18/09/2006
Código do texto: T243639