Corrida de Sacos

Quando criança residia perto de uma Vila Vicentina onde moravam muitos idosos cuidados por freiras.

Para alegrá-los, o Diretor promovia de vez em quando algumas festas convidando as crianças da vizinhança para participarem de diversas brincadeiras como correr com o ovo na colher, enfiar a linha na agulha, subir no pau de sebo para tirar algumas notas que ficavam bem lá no alto.

Um dos divertimentos muito apreciados não apenas pelas crianças, mas também pelos adultos era a Corrida de Sacos.

Eu era craque nesse tipo de brincadeira. Colocava meus pés nas laterais do saco onde ficavam as costuras. Tinha assim mais facilidade em pular sem cair.

Esse tipo de competição que exige como material apenas sacos vazios é muito apreciado nos Estados Unidos e no Canadá nos festejos comemorativos de feriados como o Dia do Trabalho.

No Brasil, a Corrida de Sacos é também muito popular nas quermesses e festas de cidades do interior.

Para disputar uma Corrida de Sacos, os participantes têm que vestir pelas pernas um saco vazio (de aniagem) e segurar suas bordas com as mãos, na altura da cintura. Em seguida todos tomam posição, um ao lado do outro, em uma linha de partida, aguardando o sinal do juiz da competição para começarem a correr. Quando é dada a partida, todos saem correndo aos saltos quase sempre caindo no chão, depois de alguns pulos. Vence a corrida o competidor que conseguir atingir em primeiro lugar as linhas de chegada. As pistas para a disputa de uma Corrida de Sacos têm geralmente um comprimento que varia de 300 a 400 metros.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 28/09/2010
Código do texto: T2526194
Classificação de conteúdo: seguro