Hoje estou aqui para apresentar-lhes um menino esperto, inteligente e muito esforçado.

     Diego é meu aluno, tem onze anos;  é estrovertido e muito perguntador. Ele estuda numa escola japonesa, entra às 8:30 e sai às15:30;  depois, segue para o Colégio Apoio Mie, onde estuda português comigo,  diáriamente das 15:45 às 18:00 horas. 

     A grande maioria das crianças brasileiras que estudam nas escolas japonesas, falam pouco o português e são praticamente analfabetas. São poucos os pais que têm a iniciativa  e o desejo de afabetizá-los.
No Japão não temos acesso a livros de literatura infantil e/ou a qualquer tipo de literatura. Poucos são os pais que se preocuparam em trazê-los do Brasil para que no futuro seus filhos pudessem lê-los. 
Eu adquiro  bons livros nas livrarias virtuais, no entanto, os valores são abusivos , desestimulando o consumo.  Temos também casos de crianças que têm os livros,  gostam de ler mas desistem do livro em português, porque não sabem o significado das palavras, dando preferência para a literatura japonesa e/ou os tradicionais mangás.
Os pais do Diego  se conscientizaram da importância de se aprender uma outra língua, visando não apenas o retorno ao Brasil, mas para o futuro do garoto aqui mesmo no Japão.  

     Diego, praticamente nunca leu poesias, emprestei-lhe um livro  de poesias de vários autores e ele adorou. Tenho lido  poemas de alguns poetas do Recanto na sala de aula, mostrando poemas com rimas e poemas livres, depois elaboramos juntos alguns poemetos e nos divertimos muito com o que criamos.

Diego encantou-se com alguns poemas, principalmente,  com um que falava sobre um menino que gostava de carregar água numa peneira e, inspirando-se nesse menino, Diego escreveu seu primeiro versinho:

                       Três Coisas estranhas em um sonho

                               Pão com pão, gosto de comer
                                         pão com limão.
                                         Olha o avião
                                   Tem um Tutubarão
                                     tututubarãoooo
                              Ele está comendo mamão
                                       E olha o palhaço
                              Eu acho que é uma palhaça
                              que está tomando cachaça
                                      AHHHHHHH!
                             Ah! Hãn, Ufa! era um sonho
                                     ZZZZZZZZZZZZ.

                                          Por Diego


Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 11/11/2010
Reeditado em 11/11/2010
Código do texto: T2609270
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.