Era uma vez...

... um Reino bem distante onde as pessoas amavam os animais de tal maneira que não matavam nem mesmo uma formiguinha. Eles não saíam às ruas durante a noite com medo de pisarem em alguma delas pois são muito pequenininhas e a luz da noite não é suficiente para enxergá-las.

Durante o dia quando saíam,era com o maior cuidado a fim de não machucá-las nem matá-las.

Um dia uma menininha chamada Joana foi passar as férias no Reino e achou que tudo aquilo era besteira das pessoas e que ela iria matar muitas e muitas formiguinhas que encontrasse no seu caminho. Quando ela saiu  para passear as suas amiguinhas recomendavam para que não pisasse nas formiguinhas e ela obedecia mas ficava pensando:

- Quando eu sair sozinha eu vou matar muitas e muitas....e sorria baixinho.

As amiguinhas perguntavam;

- Do que você está sorrindo Joana?

Ao que ela respondia:

- Não é nada importante não; foi uma lembrança que tive da minha família, só isso.

Numa certa manhã bem ensolarada,Joana levantou cedinho pensando em sair sozinha para matar as formiguinhas , mas as formiguinhas daquele Reino sabiam ler o pensamento das pessoas e já sabiam da intenção da menina. Quando ela saiu à rua, havia milhões e milhões de formiguinhas que correram para cima dela, e a menina com muito medo, correu...correu...e se jogou dentro do riacho pois sabia que ali elas não entrariam.

Passado alguns momentos as formiguinhas retornaram aos seus trabalhos e a menina assustada retornou para casa,toda molhada. Em casa ela apenas disse que havia escorregado e caído no riacho mas não falou nada sobre as formiguinhas, ficou com medo.

Nunca mais Joana pensou em maltratar as laboriosas formiguinhas, e acabou tornando-se amigona de todas elas, principalmente da kalu,uma bem vermelhinha.

Trabalhando: O Respeito aos Animais e a Bondade.



Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 19/11/2010
Reeditado em 30/11/2010
Código do texto: T2625586
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.