O PINTINHO TEIMOSO

Dona Galinha teve uma linda ninhada. Eram pintinhos bem amarelinhos,da cor de gema de ovo.

Todas as manhãs,Dona Galinha saía para passear com seus pintinhos e tomar um gostoso banho de sol no quintal. Banho de terra também. Ela se deitava no chão,sacudia as asas e a terra fresca ia cobrindo suas penas. Os pintinhos ficavam ao seu redor,espiando. À medida que iam crescendo,sempre aprendiam,com a mamãe,algo novo. Por exemplo,ciscar e catar bichinhos,eles aprenderam rapidinho. Mas às vezes,Dona galinha precisava até dar-lhes umas broncas,pois aprendiam coisas que ela jamais lhes ensinaria como brigar,dando bicadas uns nos outros.

E assim o tempo ia passando. Era um belo dia de sol,fazia muito calor. Um dos pintinhos disse à mãe:

_Quero nadar no lago,mamãe.

Dona Galinha,muito surpreendida,respondeu:

_Onde é que já se viu,um pinto nadar,meu filho? Isso é coisa para gansos,cisnes,patos,marrecos e outros mais.

_Eu sei,mamãe,(retrucou o pintinho)mas eu quero nadar.

_Nada disso,filho. Observe que nós,os galináceos,não temos nadadeiras. Não nascemos para nadar.Sem as nadadeiras você não consegue se manter sobre a água,como fazem as outras aves,podendo se afogar e morrer.

O pintinho,muito teimoso que era,saiu de fininho sem que a mãe o percebesse e rumou para o lago. Ficou maravilhado ao ver Dona Pata nadando,toda garbosa com seus patinhos. O lago estava cheio de cisnes,gansos,patos e marrecos. O pintinho chegou à beira d'água,abriu as asinhas e,tchibum! Foi descendo,descendo e se afundando cada vez mais. Dona Pata,percebendo que o pintinho se afogava,apressou em socorrê-lo. Os patinhos a ajudaram,puxando com seus biquinhos o pintinho,já desmaiado. Todas as aves que nadavam no lago ficaram muito espantadas,pois nunca viram antes,um pintinho pular na água.

Assim que foi socorrido,o pintinho agradeceu e pôs-se a caminho de volta para casa. Estava todo ensopado e muito envergonhado.Quando o avistou,Dona Galinha foi ao seu encontro,zangada,mas aliviada por ver o filho salvo. E antes que ela dissesse qualquer coisa o pintinho lhe pediu desculpas por tê-la desobedecido,prometendo obedecer sempre,dali em diante. Ao que Dona Galinha respondeu:

_Só é feliz quem obedece às ordens de seus superiores.

Célia Rodrigues
Enviado por Célia Rodrigues em 19/02/2011
Reeditado em 02/04/2011
Código do texto: T2801975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.