O GAGUINHO

Lá vem o Gaguinho!

Lá na Escola Municipal, todo dia, por volta do meio dia, era isso que se ouvia.

Um coro formado por mais de trinta crianças, que se divertiam caçoando do Gaguinho.

Pobre menino!

Mas, ao contrário de tantos outros, o Gaguinho não se importava. Fingia que não ouvia.

Aprender era o que ele, de fato, queria.

Apesar da gagueira, era o melhor leitor da turma.

Isso, porque o gago não gagueja quando lê, ele só gagueja quando fala de improviso.

Desde muito pequenino, aquele menino, tímido e franzino,

Era alvo de gozação.

Na rua, na escola, onde quer que ele estivesse, ao tentar falar em público, logo preferia ficar mudo, porque todos riam dele, como se fosse uma aberração.

Porém, quando estava em casa sozinho, ele tinha um hobby: cantar.

E cantava muito afinado, nem parecia ser gago.

Quando se tornou adolescente, começou a se incomodar, porque nenhuma garota queria lhe namorar.

Mas, ele superou tudo isso, continuando a cantar.

Um dia, cantando muito alto, alguém que passava pelo asfalto, ouviu o seu canto. Que encanto!

Era um canto tão bonito, tão bom de ouvir, que a pessoa resolveu conferir.

Tocou a campainha e na porta aguardou.

Logo, o Gaguinho veio abrir e gaguejando lhe falou:

Po-po-po-pois não!

Em que que que eu eu pó pó posso ser ser ser-lhe útil?

E o moço lhe falou:

Gostaria de conhecer a pessoa que estava cantando há pouco.

Aí o Gaguinho, gaguejando lhe falou:

So so so sou eu!

Incrédulo o moço perguntou:

Tem certeza?

Si si si sim! O Gaguinho confirmou.

Naquele instante, a vida do Gaguinho se modificou.

O moço que tocara a campainha era um famoso produtor. Que logo se apresentou.

Em pouco tempo o Gaguinho se transformaria num grande cantor.

Se você tiver algo diferente, não desista, não se intimide, vá em frente!

O Sol nasce para todos!

Ah, antes que eu me esqueça, o Gaguinho logo arranjou uma namorada, que por coincidência também era gaga.

Jeronimo Madureira

26/03/2011.