Desobediência

Sara e Vitor, todos os dias, voltavam juntos para casa assim que saíam da escola, porque sua mãe sempre lhes dizia: "Não brinquem pelo caminho nem parem nas esquinas. As crianças devem retrornar para suas casas imediatamente ao sair da escola".

Uma tarde, ao voltar pra casa, Vitor parou numa esquina para ver um homem que tocava uma gaita enquanto um macaquinho, preso por uma corda, pulava e dançava ao som da melodia. Sara lembrou-lhe que devia seguir andando, porém ele não fez caso da irmã e ficou admirando o macaquinho. O homem começo a andar, entrou numa outra rua, e Vitor o seguiu. Sua irmãzinha lhe gritava que deviam voltar pra casa, mas ele se divertia com o macaquinho e se afastava cada vez mais e mais. Sara, então, foi correndo para casa e contar a sua mãe o que Vitor estava fazendo.

Tanto se afastou o gaiteiro, que Vitor, quando quis voltar, não soube por qual caminho seguir para chegar à sua casa. Finalmente decidiu seguir por uma rua que lhe pareceu familiar, mas não chegou à casa e a cada passo ficava mais diferente. Ao se ver perdido, começou a chorar. Lembrou das súplicas da irmã e de sua mãe e chorava mais ainda...

Caminhou mais um bocado e quis descansar mas, de um portão saiu um cachorrão preto enorme e começou a latir e a rosnar em sua

direção...

Vitor teve muito medo e correu para o outro lado da rua até que o cachorrão se cansou da brincadeira de assustar o menininho chorão e voltou pra sua casa. Exausto, Vitor, sentou junto ao meio fio para descansar...já era noite...

Recomeçou sua caminhada...para lá...para cá...mas não encontrava o caminho de casa...De repente viu umas árvores muito grandes que pareciam ser do patio da escola, mas ao aproximar-se percebeu que estava outra vez no portão de onde saiu o cachorrão. Chorava e mais chorava...

Finalmente, pareceu ouvir, ao longe, que alguém gritava seu nome...

Parou de chorar para ouvir melhor, então ouviu: "Vitor...Vitor..." Era sua mãe que se aproximava ...correu e abraçando-se a ela, encheu-a de beijos e ainda chorando, agora de alegria, prometeu não mais ser desobediente!

Pedro Gonzalez
Enviado por Pedro Gonzalez em 22/04/2011
Reeditado em 22/04/2011
Código do texto: T2924196
Classificação de conteúdo: seguro