O Galo do Quindinho!

O Galo do Quindinho!

Qindinho que tinha quatro aninhos de idade, era assim conhecido como forma carinhosa pelos irmãos, sendo que Quindinho, o filho do meio, seguido por Roginho de três aninhos e a irmã mais velha a Geninha que tinha cinco aninhos.

Certo domingo seu pai trosse da feira um pintinho para cada um dos filhos, um rosinha, um amarelinho e outro lilás, que logo, logo, acabavam morrendo.

Um belo domingo após ser presenteado com um pintinho, cada irmão, corre para arrumar um cantinho bem quentinho e seguro para deixar seu pintinho. O de Geninha, no mesmo dia morreu. O pintinho do Roginho ainda conseguiu ficar vivo por quase uma semana e só restava o pintinho do Quindinho.

O pintinho do Quindinho cresceu e ficou um galão muito bonito, todos passaram a cuidar do galo do Quindinho.

Faziam questão de jogar milho e de trocar a água do galo.

Certo dia eles inventaram uma brincadeira com o galo do Quindinho, todos corriam atrás do galo rodeando a casa, passando pelo quintal e pelo jardim.

O galo do Quindinho já apresentava sinais de cansado enquanto os três irmãos sempre se revezando. Uma hora o Quindinho corria atrás do galo, outra hora era o Roginho e por fim Geninha.

No meio da brincadeira, todos morriam de rir de felicidade. O Quindinho, dono do galo, teve uma idéia, reuniu os irmãos e disse: vamos fazer uma armadilha pra pegar o galo, respondeu em conjunto Roginho e Geninha, vamos, mas o quê? Perguntou o Roginho. Nesse momento o Quindinho fala: vamos cavar um buraco no corredor da casa e vamos cobrir o buraco com papel e folha seca e quando ele passar ele cai e a gente pega o galo.

Foi assim feito, enquanto Quindinho cavava o buraco, seus irmãos tomavam conta do galo para que ele não visse a armadinha. Tá pronta a armadinha! gritou o Qindinho. Vamos então ver se vai dar certo, falou Geninha acompanhada do Roginho, vamos.

Saíram correndo atrás do galo que passou, uma vez pela a armadilha, duas vezes, três vezes e nada do galo cair na armadinha.

O Quindinho falou: vamos tentar mais uma vez, só que eu corro atrás do galo pelo quintal e vocês vêm pelo corredor da casa e dessa vez ele cai. Dessa vez o galo caiu e todos eles, felizes, começam a comemorar o sucesso da armadilha e no meio de tanta euforia começaram os três a jogar terra no Galo até ficar só a cabecinha do galo pra fora. O galo logo, logo morreu, aí o dono do galo começou a chorar e chorou também o Roginho e a Geniha.

Vamos tirar a terra dele gritou Geninha. Quando o galo estava fora da armadilha fizeram com que o galo andasse, mas o galo não andava e morreu de verdade.

Foi um momento bastante triste para os três irmãos, de cinco, quatro e três anos, inocentemente nunca imaginariam que pudesse morrer o galinho, brincavam e se divertiam enquanto pequenos.

Hoje os três irmãos continuam unidos, cada um em suas casas com suas famílias e quando se reúnem, lembram dessa história de quando eram pequenos, morreram de rir e aprenderam com a dor que com os animais tem que brincar com muito carinho e respeito, sempre dentro dos limites de cada bichinho de estimação, que pode ser o gatinho, o cachorro, um peixinho e até um pintinho que virou galo, como foi o Galo do Quindinho.

Escrito por Orlando Oliveira em 08 de maio de 2011.

ORLANDO S OLIVEIRA
Enviado por ORLANDO S OLIVEIRA em 08/05/2011
Reeditado em 31/05/2011
Código do texto: T2957490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.