O Jacu Na Cidade

Um jovem jacu sobrevoa em meio às árvores frondosas de uma mata nativa.

Sonha encontrar uma fêmea para se casar e constituir sua família.

Certo dia, ao sobrevoar a parte mais baixa da mata, ele vê uma fêmea e logo se encanta. O coração bate mais forte e ele resolve se aproximar. Meio desengonçado ele chega lentamente e tenta um diálogo.

A fêmea que se encontra um tanto distraida se espanta com a chegada do Jacu cortejador, mas logo se recupera do susto e se encanta. Percebe neste momento que a sua solidão está preste a acabar.

Apaixona-se e vê naquele diálogo a possibilidade de constituir a família tão sonhada.

Alegres eles sobrevoam a mata e encontram os frutos que pretendem servir para os filhotes que eventualmente virão.

Com muito amor eles se acasalam e nascem os filhotes.

A família cresce... E sempre unidos eles saboreiam a diversidade de frutos encontrados.

O tempo passa e SR. Jacu começa a perceber uma mudança dentro do seu habitat. As árvores vem sendo cortadas e os frutos cada dia mais escassos.

Percebe a Existência de frestas em meio à mata. Sr Jacu constata estar havendo uma devastação !

Reúne a família e juntos optam por procurar um lugar mais seguro onde possam encontrar mais alimentos.

Sobrevoam por vários pontos... E na parte mais baixa da mata, percebe que esta ainda encontra-se intacta.

Sr. Jacu diz : _ Mulher, acho que este pedaço de mata tem proteção de seres mais humanos ! Creio que aqui estaremos protegidos.

Os filhotes inocentes, sobrevoam contentes sem perceberem a gravidade da situação.

Ao retornarem para perto de seus pais, eles são advertidos para não se distanciarem muito.

A mãe diz :_ Meus filhos, tomem cuidado ! Seu pai e eu já vimos muitos Jacus sendo mortos, e é por isso, que os animais e aves estão em extinção.

Sem ouvir o conselho dos pais, eles se aventuram e no outro dia voam um pouco mais.

Do ponto onde eles se encontram, eles avistam várias árvores dentro de uma cidade. Curiosos, eles chegam mais perto e conhecem o sabor dos frutos desconhecidos por eles.

Pensam no conselho da mãe, e imediatamente voltam para perto de seus pais.

Levam mais uma bronca. Desde pequenos aprenderam a ouvir seus paisdizerem que não se deve mentir, e resolvem contar a descoberta dos frutos desconhecidos.

Preocupados, os pais concluem que não dá mais para deixar seus filhotes longe de suas vistas.

No dia seguinte resolvem segui-los. SR. Jacu preocupa-se ao perceber que ali habitam seres semelhantes aos que viu devastando a mata onde vivera boa parte da sua vida com a sua família. Não permite que sua família toque nos frutos do pomar de ninguém e voltam para a mata.

Na pequena parte da mata que lhes restou, eles não encontram mais alimentos e todos dormem com fome.

_ um pequeno menino, de bom coração havia ficado feliz por ter visto aves tão ariscas saboreando os frutos do pomar de sua casa.

No dia seguinte sentiu falta da presença deles, e sabendo da gravidade da situação em que as aves e outros animais vinham enfrentando, ele resolve ir até a mata levar um cesto com frutos para eles.

Feliz o menino percebe que naquele dia conseguiu cometer uma boa ação. De longe observa a alegria da família se alimentando.

SR. Jacu diz: _ Acho que ainda existem pessoas que nos dão proteção !

Hoje iremos saborear os frutos no pomar deste menino. Ele não pode andar sozinho pela mata. Uma cobra poderá vir a picar o pezinho dele !

Alegre, o menino passa a receber diariamente a visita dos amiguinhos.

E encantados com a conquista do menino, outras crianças resolvem oferecer um pouco dos frutos dos seus pomares para a família Jacuense.

Feliz, Sr. Jacu resolve viver na cidade, e nunca mais ver sua família tão sonhada passar fome nas matas devastadas por atos inconsequentes de alguns homens.

E assim, a família jacuense vem sobrevivendo com a ajuda de alguns seres mais humanos.

Autora: Maria Helena Alves Lamanna

Rio Preto_MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 18/10/2011
Reeditado em 10/06/2013
Código do texto: T3283974
Classificação de conteúdo: seguro