O Gatinho Arvorezinha

Pedrinho,  gosta muito de ser gato e sempre que gato vira, é Arvorezinha o seu nome.
Ontem à noite pediu-me para contar-lhe uma história antes de dormir, queria que seu gatinho se transformasse em árvore. Como Pedro exige
criatividade, é preciso imediatismo num estalar de dedos, porque a impaciência
transborda e o gato Pedro chora e a árvore mágica aparece.

___Gatinho, meu filho, nem sei porque lhe dei esse nome de Arvorezinha, acho que foi porque você nasceu temporão e tinha na pele aquele tom esverdeado, ou seria porque seu cabelo é farto e sempre tenho a impressão que tem um brócolis no alto da cabeça.

Pedrinho, adora essas brincadeiras de ser alface, herói, flor, cadeira, porque para ele tudo tem vida.

A conversa acontecia embaixo do encantador Momiji, que exibia sua exuberante cor, nem vermelho nem laranja, demonstrando suas urgências: Estar vermelhovinho na entrada do inverno.
Arvorezinha, o gatinho, disse para a mamãe gato:
____Quando eu crescer, quero ser uma árvore...
A mamãe gato, arregalou um azulado olhar e disse ao filho:
____Árvore? Filho as árvores são somente isso, ficam plantadas a vida toda no mesmo lugar, não conhecem o mundo, não têm vida.
Não sabem pular, não sabem brincar, não podem correr atrás de um novelo, caçar um ratinho, lamber suas folhas...Elas não tem graça, são tão apáticas.
O gatinho, olhou para a mãe fazendo beicinho, não entendendo a reprovação da mamãe.
E antes da resposta lhe chegar ao pensamento, Senhor Momiji se manifestou:
____Desculpe-me D. Gata, se lhe interrompo e se meto minhas folhas nessa conversa e,
____Ora, dona árvore, a senhora fala?
____Claro que sim e falo muitas línguas: dos pássaros, dos insetos,
dos gatos, dos cachorros, da chuva, da lua, do sol e do vento e até mesmo dos humanos. Ao contrário do que a senhora pensa, eu conheço o mundo e seus sentimentos. Concordo que não saio do lugar,
mas através do vento posso estar onde quiser, minhas folhas visitam os lares, as ruas, as esquinas e alguns livros, quando alguém resolve
guardar minhas folhas dentro deles.



Foto que encontrei no Google.

Um dia li: ``Por seus frutos os conhecereis. `` e "As pessoas tristes acham que o vento geme; as alegres, que ele canta."
Sabe D. Gata,  o mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como encaramos a vida faz toda a diferença.
Guardei bem essas palavras.
Eu nasci árvore, nos meus galhos os pássaros cantam e fazem seus ninhos. Os gatos praticam o Jump nos meus troncos e galhos...  Que esporte radical! Heim! Arvorezinha!
``Por seus frutos os conhecereis``. Essa frase se faz necessária, talvez agora, nesse momento, onde  Arvorezinha quer ser árvore e sua mãe o quer como gato.
Dona gata, preste atenção e você também Arvorezinha, pois sou árvore e você gato e não temos diferenças para ELE, porque não nos olha: Nem pelo tamanho, nem pela configuração, nem pelas ramagens. nem pela imponência da copa, nem pelos rebentos verdes, nem pelas pontas ressequidas, nem pelo aspecto brilhante, nem pela apresentação desagradável, nem pela antiguidade do tronco, nem pela fragilidade das folhas, nem pela casca rústica ou delicada.,nem pelas flores perfumadas ou inodoras, nem pelo aroma atraente, nem pelas emanações repulsivas.
Árvore alguma será conhecida ou amada pelas aparências exteriores,
mas sim pelos frutos, pela utilidade, pela produção.
Assim também na vida de todos seres que habitam o universo em plena jornada...
Pelas nossas ações seremos conhecidos.

Então D. Gata, não importa se Arvorezinha é gato ou árvore, o importante é ele estar produzindo para o bem coletivo.

Mamãe gata, pensou um pouco e disse:
____Sr. Momiji desculpe-me se minha atitude fora radical, sou ainda inexperiente diante da vida, sendo mãe zelosa, desejo o melhor para meu filho. Nesse diálogo, aprendi que preciso instruir-me para tornar-me sábia como o senhor.
____Dona Gata, a sabedoria se faz presente quando conseguimos abrir o terceiro olho.

Pedrinho ainda acordado, resolveu manifestar-se e disse-me:

____Mamãe, a Sensei pensou que arranhei meu amiguinho, porque sou maldoso.
A voz estava esganiçada e uma lágrima rolou.
____Por isso ela disse que cortaria meu dedinho fora. Estava brincando de gatinho e, gatinhos arranham.

___Pedrinho, sua professora está estressada, ela cuida de muitas criancinhas, o dia dela é atarefado. Perdoe e não a veja como uma pessoa ruim, ela jamais cortaria seu dedinho, foi o jeito que ela encontrou para dizer-lhe que não pode machucar o amiguinho.

_____Mamãe, posso ser gatinho, posso?
_____Claro que pode, sempre que você quiser.
_____Então, vou arranhar só de faz de conta, sem tocar
no meu amiguinho.
_____ Miau, miauuu
____ Fez cócegas na mamãe..., kkkk.
Boa noite Pepe, dorme com Deus.

Talvez Pedrinho não entendeu muito sobre essa conversa, mas entendeu que ele pode ser gato, porque respeitará o próximo e que ser gatinho é muito divertido.
Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 07/12/2011
Reeditado em 18/12/2011
Código do texto: T3375999
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.