as aventuras de Fralicio " a cabana de Baba Yaga"http://youtu.be/iCEDfZgDPS8


As aventuras de Fralicio A cabana de Baba Yaga




Naquela noite,chovia muito e as crianças perderam o sono...
Vovó conte-nos uma historia daquelas que você viveu na floresta encantada!Realmente,a curiosidade infantil é irresistível e comadre tartaruga resolveu atender seus netinhos.
-”Meus queridos ,a historia que vou narrar ocorreu,exatamente,numa noite chuvosa de outono,quando a população da floresta encantada se protegia da chuva e dos ventos.
Comadre tartaruga,já,havia posto os filhos para dormir,quando,ouviu
um estrondo,seguido de um clarão que iluminou,totalmente,o céu.
Logo,um choro de desespero ecoou pela floresta,era comadre dona ursa
que gritava pelo seu filho,o ursinho Banto.
Compadre macaco foi oprime iro a se aproximar e e perguntou:-”O que aconteceu com seu filhinho,comadre?”
Entre soluços,dona ursa ,chorando,disse:”Êle estava brincando com Peri,filho do coelho João bolinha ,quando a terrível bruxa Baba Yaga chegou e,voando em sua vassoura de palha levou meu filhinho para o alto da montanha!Meu filho gritava:”socorro,socorro!
Ah!O que eu posso fazer para salvar o Bantoi?Ajudem-me!
Compadre macaco,mais que depressa,falou:”Vamos procurar Fralicio,só,êle poderá ajudar.
Não demorou muito e nosso herói chegou,trazendo seu valioso saquinho de pedrinhas coloridas mágicas.
Fralicio,preocupado,perguntou a João bolinha como chegar no alto da montanha,principalmente,a noite.Baba Yaga, a feiticeira morava bem no alto da montanha,numa cabana que era sustentada por enormes pés de galinha.Todas as noites,via-se raios iluminando o topo do monte Arati.
Meus netinhos,a solução parecia impossível,quando comadre coruja lembrou do balão do compadre sapo que usava para tocar nas festas do céu com compadre gambá e compadre tatu.O balão era grande azul com bolinhas vermelhas,embaixo ,uma cesta de palha,onde compadre sapo dirigia aquela geringonça.
“O que,compadres,a feiticeira carregou o ursinho Banto?Vamos,logo com Fralicio salvar o filho de comadre ursa!
Meus queridos,na floresta encantada,todos são amigos,companheiros e,cada um deu um jeitinho para subir a montanha.A grande águia branca levou em seu dorso,os coelhinhos Juca e Luca,dois irmãos,o urubu belé carregou quatro castores que iriam roer as pernas da cabana da bruxa.
O enorme balão subiu,levando Fralicio,compadre sapo,compadre macaco,,naturalmente,eu e o João bolinha.O vento balançava o cesto,ameaçando virar,no que Fralicio para acalmar os amigos,cantou.


“vamos,amigos,vamos,assim, contentes
Cantemos,todos felizes,este belo canto
Sentiremos,pois, que somos bem valentes
E salvaremos,nosso ursinho amigo Banto!”

Baba Yaga era pavorosa,vermelha da cor de fogo,tinha,apenas,um dente na boca e quando gritava,um cheiro horrível se espalhava por toda a região.
Num canto,muito tremulo,estava o ursinho Banto,amarrado próximo ao caldeirão que estava prestes a ser aceso.Fralicio quando viu a cor rubra da bruxa,pegou no interior do saquinho,uma pedrinha vermelha,porem,quando,ameaçou jogar,Baba Yaga deu um enorme grito que assustou nosso herói,e a pedrinha rolou o monte abaixo.Fralicio botou a mão na cabeça e falou:’E ,agora?
Eu e compadre macaco saímos a procura da pedrinha vermelha,mas estava escuro!”Compadre macaco,disse a mim:Comadre tartaruga peça a dona coruja para procurar.Em menos de cinco minutos,comadre coruja voltava com a pedrinha no bico.Fralicio,mais que depressa,pegou da pedra e atirou na cabeça de Baba Yaga!A horrenda feiticeira virou água vermelha e rolou morro abaixo,dando um grande alivio a todos.
Quando o ursinho foi devolvido a sua mãe,a felicidade foi geral!Dona ursa,carinhosamente,cantou uma cantiga de ninar para seu filho.

Fecha bem os olhos meu filhinho
Dorme de mansinho,aqui, então
Sonha,sonha,assim meu anjinho
Que esta feliz,o meu coração !...

Quando acabei de narrar esta historia,vi que meus netinhos dormiam,profundamente ...






Nota.utilizei a figura folclórica russa da bruxa Baba Yaga que,também é utilizada na psicologia como um arquétipo feminino.