JOÃO TEIMOSO - Luiz Raul Machado - Ilustrações de Graça Lima

Luiz Raul me disse outro dia que a vida começa aos 60. Isso me deixou muito feliz porque o conceito antigo, dos 40, foi mudado para melhor e assim teremos mais tempo para ler. Uma das delícias da vida. Quem nasceu primeiro: o livro ou o chocolate?

Fez sua estréia como escritor infanto-juvenil em 1974. Ano do nascimento de João Teimoso. A editora Nova Fronteira está preparando uma nova edição que deverá chegar breve ao mercado livreiro. Aleluia!

Sem querer ocupar o lugar de outro livro famoso, João Teimoso é uma estória para crianças de 8 a 80 anos.

Quem lê, relê e quer ler de novo. Dá vontade de decorar as coisas que o João Teimoso fala pro Menino dentro do silêncio, porque ele é uma das coisas mais bonitas do mundo e não existe. É feito de mil barulhinhos de grilo, de água correndo, de vento ventando nas árvores, de gato miando e a gente escutando no silêncio.

A sensibilidade com que o autor usa as palavras leva o leitor de João Teimoso a refletir sobre o amor e o ciúme, o cuidado com o outro, o carinho, e a responsabilidade do apadrinhamento. Padrinho fica no lugar do pai quando ele vai embora pra sempre e a mesma coisa acontece com a madrinha que substitui a mãe.

Mas uma coisa intrigava o menino: por quê será que o João Teimoso não ficava deitado? Seria teimosia? Pirraça? Birra? Ou ... defeito de fabricação? Quem sabe?

Foi a fada madrinha quem deu João Teimoso pro menino, no dia em que ele nasceu. Queria que ele ensinasse ao menino as coisas da vida porque um dia ela iria embora de volta pra sua casa-estrela e Menino já precisava ir aprendendo que sempre não existe. Por isso ela não podia ficar com ele pra sempre. Sabia que ele ia chorar de saudade mas a vida é assim. Igual uma estação de trem: uns chegam, outros partem. Todos os dias, todas as horas cheinhos de gente.

Ô Menino! Vem cá. Tem notícia alegre pra você. Engraçado... todas as crianças têm um nome. Uns são Pedro, outros João mas ele não. Era Menino.

Tem nome até esquisito: Sinfrônio, Quinzinho, Aristodemo, Deoclécimo. Difícil de dizer e aí, na escola os outros meninos botam logo um apelido que é pra facilitar os gritos: Magrelo! Baleia! Surfista!, depende do tipo físico do pobre que tem esse nome. Mas isso é coisa de menino.

E qual era a notícia alegre que pai e mãe tinham pressa de dar pro Menino?

Ah! só você lendo o livro pra saber. Essa história tem estória...

Dê um livro de presente. Incentive uma criança a ler. Leia pra ela.

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 08/01/2007
Reeditado em 08/01/2007
Código do texto: T340685