A VELHA DOS COCOS - Ninfa Parreiras - Ilustrações de Marcelo Ribeiro

Ninfa Parreiras,

com esse nome deveria trazer em si o desejo de contar contos de fadas, deuses e deusas, a lenda de Ártemis, a caçadora, as profecias de Apolo, histórias de duendes, bruxas ou as travessuras de Dionísio, que muitas das vezes é confundido com Baco, o deus do vinho.

As ninfas são, na Mitologia, espíritos geralmente alados, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas e montanhas.

Nossa Ninfa assim seria, se ela tivesse nascido na Grécia.

Mas não. Não é uma deusa grega, nem é assim que ela conta histórias.

Mineira de Itaúna, ela prefere observar em silêncio as coisas que acontecem ao derredor e depois escrever sobre elas com muita simplicidade e singeleza.

Assim é A VELHA DOS COCOS que viaja no ônibus parador que parte d’um lugarejo onde ela mora e vai levá-la a outro destino. Joana, Maria, Sebastiana ou Serafina, quem será?

O povo da terra a conhece assim: a velha dos cocos. Pele enrugada pelo sol, braços finos e cansados do trabalho. Carrega consigo o que tem de mais precioso, os cocos que lhe dão de comer e sua mala de poucas roupas.

Nessa viagem embalada pelo sacolejar do motor ela sonha sonhos não vividos.

E assim chega à parada final. Um grande susto toma conta de seu coração já meio desgastado da lida de viver.

E Ninfa deixa no ar um mistério. Quem será? Quem foi?

Um livro para ser lido do princípio ao fim, sem tomar fôlego, sem parar para beber água apreciando as lindas ilustrações de Marcelo Ribeiro que coloca no pincel toda a sensibilidade do texto da autora de A VELHA DOS COCOS.

Dê um livro de presente. Leia para suas crianças.

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 09/01/2007
Código do texto: T341289