O andar do Samuel - Ricardo Benevides

A Campanha da Fraternidade de 2006 escolheu o tema Diversidade visando infundir em todas as pessoas a imensa necessidade de compreender as diferenças que compõem este mundo.

Alinhada ao tema diversidade, e considerando a importância da inclusão social, a editora Dimensão, de Belo Horizonte, convidou o escritor Ricardo Benevides para participar da coleção "Mais de Perto". Daí nasceu “O andar do Samuel”. O livro é ilustrado por Suppa, uma paulista nascida em Santos, que foi morar em Paris onde aprendeu a conviver com os pincéis e as tintas; quando voltou ao Brasil, esta arquiteta passou a criar imagens para revistas, peças publicitárias e livros infantis.

O autor soube, com muita sensibilidade, abordar o tema das diferenças e do quanto é fundamental uma criança se sentir incluída e igual aos seus colegas de escola e de vida.

Aliás, a maioria das Escolas tem dado uma atenção especial ao tema diversidades, sejam elas físicas ou culturais. O que vale é o afeto, que inclui, que não discrimina, que facilita a convivência e não provoca rejeições.

Samuel era um guri diferente. O primeiro dia de aula na sua nova escola, onde ainda não conhecia ninguém, foi para ele uma alegria. Surpresos e apreensivos os pais voltaram para casa contando as horas que passariam longe do pimpolho. Preocupados, como todos os pais, ficaram a imaginar como Samuel iria se comportar. Será que ele ia gostar das professoras? E dos outros alunos? Tudo era novidade para ele.

Será que iria brincar no parquinho na hora do recreio? Comer a merenda? Manusear a massinha e participar de todas as atividades igualzinho às outras crianças?

Mas Samuel não era diferente? E o que fazem as crianças diferentes com seus amigos também diferentes? Ah, o Samuel, com seu jeito todo especial cativou a turma toda e...

Se você quiser saber como ele descobriu solidariedade e companheirismo, vai precisar ler o livro todinho.

Dê um livro de presente. Leia para uma criança.

Ana Benevides
Enviado por Ana Benevides em 09/01/2007
Reeditado em 09/01/2007
Código do texto: T341305