Fran,Gabí e Sirí Bidú

Em um riacho de águas cristalinas, taõ frescas e claras que podia se ver o fundo com enormes e pequenas pedras;brancas,marrons,avermelhadas e escuras e musgos de de vários formatos e tamanhos.

Havia um robálo;o mais grande de todos,seu nome era Fran(de Francisco)ele era considerado o sábio de todos os peixes daquele riacho e sonhava em ser o goleiro da seleçaõ do riacho do rio fundo.

Ele dizia a seu irmaõ:_Gabí!Um dia eu chego lá!

Gabí(de Gabriel)era o robalinho muito sapeca, mas inteligente;vivía nadando e correndo entre as pedras e outros peixes, ele gostava muito de jogar pedrebol, o futebol dos peixes.

Mas todos eles achavam que Gabi queria ser piloto de corrida,pois;todos os dia ele estava no riachodrómo Lambarí Piquet,pois,no Jacaré-pá-água era muito perigoso para peixinhos e o Jaú Senna era muito longe, em outro riacho.

Eles tinham um amigo, um grande amigo chamado de Sirí Bidú que sempre queria apostar corrida com robalinho Gabí, mas sempre se cansava e desistia da corrida;as vezes Sirí Bidú adorava passear sozinho entre as planta áquaticas e procurar comida diferente, quase sempre achava algo interessante e se punha a arrastar e a brincar;ele era realmente muito infantil, mas fazia a alegria dos peixinhos da rua Traíra Bela da vila Bagre Vermelho.

Os dois peixinhos também adoravam jogar peixe-station e enganar os pescadores,roubando as iscas e quebrar as linhas;eram os peixes mais espertos dos jogos da água.

Detestavam quando os pescadores poluiam o riacho.

_Que gabunça desses pecadores!Dizia Gabí.

Fran corrigia:

_É bagunça e pescadores,Gabí!

Fran tinha as mechas das barbatanas pretas e as de Gabí eram mais claras.E seu tio robalaõ o Eueu(de euripedes)um dia disse:_Suas mechas estaõ se enrrolando Gabí?!

_É por causa das abelhinhas pretas tio!Disse Gabí.

_Por que as abelhinhas pretas?perguntou Eueu.

_Voce nao disse que elas enrrolam as mechas?Retrucou Gabí.

Eueu responde:_Enrrolam nas mechas e naõ as mechas, Gabí!

Fran e Gabí entraram na escola e agora muitos anos depois escolheram o que iraõ fazer,pois só agora sabem realmente o que querem ser e Sirí Bidú foi embora com noé para um reino distante.

(Em homenagem a francisco e Milton Gabriel,meus sobrinhos e a seu primeiro caõzinho:Bidú)