As aventuras de um gatinho amarelo

Uma certa manhã, uma família descobriu que uma gata tivera três filhotes no quintal de sua casa.

Com raiva, o dono da casa os colocou numa caixa, jogando-os longe dali.

Foram abandonados numa praça, onde a mãe cuidou deles como pôde.

Quando ficaram um pouquinho maiores, um, que era amarelo e muito esperto, andou longe demais, perdendo-se da família.

Andou por entre pernas de pessoas, que diziam:"Pobrezinho, perdeu-se da mãe."

Com medo e fome, o gatinho passava em frente às casas. Tudo lhe parecia enorme. Ele cheirava tudo que encontrava.

Exausto, parou em frente a um portão. Era quase de noite e ele andara bastante. Atravessou o portão.

Viu uma tigela com comida e uma casinha com uma placa.

Entrou, atraido pelo cheiro que vinha da casinha.

Escutou um barulho desconhecido e um bicho muito maior que ele encostou o nariz nele, lambendo-o.

Tranquilizado, o gatinho se encostou no animal enorme, que o lambeu mais. Dormiu.

Pela manhã, os donos do animal foram botar comida em sua tigela.

Chamaram-na:

-Princesa! mas ela não respondeu.

Então, espiaram dentro da casinha e ficaram surpresos.

Princesa, a cadela labradora, cuidava de um gatinho amarelo.

O filho do casal achou lindo. Princesa era mãe adotiva de um gato. Resolveram que ele se chamaria Príncipe.

Hoje, quem passa pela casa, comenta:

-É a casa da cadela que tem um filho-gato.