Fábula da abelhinha preguiçosa

Entre as abelhas que viviam numa colmeia, havia uma que era muito preguiçosa e não gostava de ajudar suas companheiras na tarefa de buscar néctar. Em vez de trabalhar, passeava pelo bosque ou, simplesmente, ficava na colmeia, dormindo até tarde, o que enraivecia as demais abelhas e, principalmente, a rainha, que já mandara acordá-la para ir trabalhar várias vezes, reclamando:

-Não é justo que as outras abelhas se sobrecarreguem porque você não faz seu trabalho nem que você coma sem ajudar a encher nossas reservas.

Mas a preguiçosa, que era muito egoista, não ligava para as reclamações e não mudou nem quando disseram que o inverno estava se aproximando e precisavam trabalhar mais para garantir que a colmeia estivesse com reserva suficiente de alimentos para aguentarem os tempos dificeis. Continuou acordando tarde, não ajudando as companheiras e, como era gulosa, comia mais do que duas abelhas juntas.

Aconteceu que o inverno chegou e a rainha foi fazer a contagem. Constataram que não haviam recolhido alimento suficiente. A rainha pediu explicações e, ao saber a causa do problema, repreendeu a preguiçosa:

-Veja o que sua preguiça fez conosco!Estamos com menos alimento do que precisamos para resistir ao inverno!

MORAL: O egoismo de um prejudica a todos.