Fábula: A decisão de Regina

O galo Salomão e sua esposa, a galinha Sofia, viviam num galinheiro com seus quatro filhos. A mais velha era Regina, com quem os pais eram muito rigorosos.

Regina tinha que ajudar a mãe nos serviços de casa e cuidar dos irmãos, que não faziam nada, brincavam o dia inteiro e viviam aborrecendo a irmã mais velha.

Com o tempo, Regina foi ficando cansada de aguentar aquilo. Quando reclamava com os pais que os irmãos não a ajudavam e bagunçavam a casa, sempre ouvia:

-Você é a mais velha, Regina. É quem tem que cuidar deles.Deixe-os, eles são pequenos.

-Mas eles bagunçam tudo e não arrumam!

-Você é a mais velha, tem que cuidar da casa.

Zangada, Regina pensou: "Eu tenho que fazer tudo e eles passam o dia brincando! Se bagunçam ou sujam, por que não podem arrumar ou limpar? Tenho que fazer tudo só por ser a mais velha? Não tenho tempo nem para brincar!"

Então, tomou uma decisão:

-Não vou mais arrumar a bagunça deles!

os pais, voltando do trabalho, viram a casa toda bagunçada e perguntaram:

-Regina, você não sabe que tem deveres a cumprir?

Sentada na poltrona, Regina respondeu:

-Não fui eu que baguncei, foram meus irmãos!

-Mas você tem que arrumar!

-Por que só eu tenho que arrumar? Porque sou a mais velha? Eles podem sujar, mas não têm que limpar? Só eu? Eu não vou mais arrumar a bagunça deles! Eu só trabalho e nem tenho tempo para brincar, enquanto eles brincam o dia inteiro!

Quando Regina terminou, os pais viram que ela estava chorando. Sentaram e conversaram com a filha por um bom tempo. Mais tarde, à hora do jantar, os pais disseram aos mais novos:

-A partir de agora, todos terão que ajudar a manter a casa limpa e arrumada. Não é certo que apenas a Regina trabalhe.

MORAL: Não devemos aceitar passivamente as injustiças.