Fábula da formiguinha trapalhona

Em um formigueiro, viviam felizes milhões de formiguinhas, cada uma tinha uma função que era realizada de acordo com as necessidades do formigueiro, acordavam cedinho e já se colocavam a caminho,no caminho encontravam-se com as suas amigas e vizinhas saúvas que trabalhavam á noite.Dentre as formiguinhas existia uma que fazia tudo errado, muito atrapalhada nunca conseguia acordar no horário e quando conseguia o sol já ia alto.Muito afobada, saia correndo sem rumo "cheirando"o ar com suas anteninhas para tentar localizar suas companheiras,corria tanto que muitas vezes "capotava" ao tropeçar em suas perninhas fininhas, mas levantava-se célere e continuava na busca,de repente, que alegria, lá longe uma trilha, muitas anteninhas brilhando ao sol, eram suas amiguinhas que labutavam, tirando dali o alimento, a seiva, o que precisavam para sobreviver, e ela chegava empurrando, tentando se desculpar,mas ninguém a ouvia, pois concentrados estavam em terminar,a pobre formiguinha, pensava la com seus pequenos botões:- Poxa; perdi hora, mas eu vim, será que sou tão desnecessária assim? E cabisbaixa, sem saber o que fazer lá ia ela de volta, para tentar pelo menos chegar junto com elas, de repente suas anteninhas começam a trepidar, seus olhos se arregalam, perigo a vista! Esse cheiro esquisito no ar...é cheiro de mato queimando, é cheiro de morte de animais. Volta correndo a trilha tenta avisar, mas tão ocupadas estão, que não desviam o olhar, desesperada, agarra-se a perna de uma delas e grita que a floresta está a queimar, que o perigo se aproxima, mas ela não quer lhe escutar...

Senta-se em uma folha caída a chorar, quando um inseto luminoso começa a lhe acariciar, pergunta-lhe por que esta triste, ela diz que não ha mais nada a fazer, que está tudo perdido,que todos irão morrer.Ele lhe pede detalhes para poder ajudar, quando ela termina, ele sai alvoroçado a piscar, piscou tanto que todos os outros seus semelhantes vieram a escutá-lo e em pouco tempo uma grande força tarefa se fez, a floresta foi salva do incêndio e a formiguinha atrapalhada, foi por todos aclamada,teve seu reconhecimento, e todos aprenderam a lição, devemos respeitar as diferenças e os limites de cada um.