Wynui, a fada dos sonhos

Todas as fadas são criaturas suaves e encantadoras mas Wynui, com seus belos cabelos prateados e suas asas transparentes como as de uma libélula, parecia extremamente delicada, etérea.

Silenciosa e meiga, Wynui viu que cada fada tinha uma função: havia a fada do amor, a da alegria, a da sabedoria... cada uma espalhando seus dons para ajudar as pessoas.

Wynui queria ser útil e fazer as pessoas felizes. Então, foi à fada-mestra, dizendo que queria trabalhar e ajudar as pessoas.

-Muito bem, Wynui. Vamos ver o que você pode fazer.

As duas estudaram e pesquisaram nos livros por um longo tempo até que Wynui decidiu:

-Quero ser a fada dos sonhos.

-Muito bem.

Contente, Wynui passou a visitar os seres humanos todas as noites, fazendo-os ter belos sonhos e também projetos para o fututo, o que a deixou satisfeita.

Porém, as outras fadas a criticaram:

-Para que fazer as pessoas sonharem, sua boba?

-Isso mesmo. Veja o menino que sonha em ser poeta. Ele é pobre, tem que entender que o filho de um lavrador não tem condições de ser poeta. Deve se concentrar em plantar e colher para ter comida suficiente e não passar fome.

-Sonhos são inúteis, não melhoram a vida de ninguém.

Wynui se entristeceu,parando de visitar as pessoas e ficando em sua casa. Uma noite, ela escutou baterem à sua porta e abriu. Era a fada-mestra.

-Wynui, por que não está mais fazendo as pessoas sonharem?

-Porque sonhar é tolice, faz as pessoas perderem tempo com fantasias que nunca se realizam.

-Quem lhe disse isso?

-As outras fadas.

-Tolice é o que elas dizem.Sem sonhar, as pessoas não têm tanto ânimo para enfrentar o dia nem têm esperança de um futuro mais feliz. Volte a visitá-las.

A pequena fada obedeceu e voltou a distribuir sonhos entre as pessoas. Começou a observá-las e viu que as que sonhavam sentiam mais alegria durante o dia e que ter desejos as ajudava a pensar que suas vidas podiam mudar e ser melhores. A fada-mestra a chamou após algum tempo:

-Lembra do filho do lavrador que queria ser poeta?

-Sim.

-Um homem rico o observou, disse que ele é muito inteligente e que vai pagar seus estudos. Está vendo, Wynui? Sonhar não é inútil.

Wynui decidiu que continuaria sendo a fada dos sonhos e que não se importaria mais com o que ninguém dissesse.