O tatu Gervaldo na festa junina.

O tatu Gervaldo na festa junina .

O Tatu Gervaldo tinha feito sua toca caprichada em um terreno bem fofinho e fácil de escavar , perto da árvore onde a pomba Dona Miranda e seu pombo Sérgio construíram seu ninho.

E o sabiá Vitor e a sabiá Viviam tinham seu ninho em um galho mais alto no pé de laranjeira .

Que lugar sossegado e tranqüilo pensou o tatu enquanto escavava sua toca.

Então de repente começou uma grande movimentação. Barracas foram construídas e enfeitadas com bandeirolas, balões grandes e pequenos!

Acenderam uma grande fogueira e um homem falou para o outro:

-A festa acontece dia 24 de junho por causa de um acordo das primas Maria e Isabel , para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, se acendeu uma grande fogueira. E todo ano desde então, tem se acendido fogueiras no Norte da Europa, Dinamarca , Finlândia, Noruega Suécia, França Itália e tantos outros países que até é cansativo enumerar. E este ano vamos construir uma maior do que aquela do ano passado.

O pequeno tatu ouvia tudo atentamente em sua toca que ficou bem no meio da festa, mas ninguém percebeu que este pequeno buraco era habitado pelo curioso tatuzinho que colocou o pequeno focinho para fora e começou a olhar a festa. E ouvir a gaita que tocava uma musica que dizia assim:

_Foi na noite de São João Antônio ia se casar mas Pedro fugiu com a noiva...

Eita ! Tatu feliz !

Olhando toda aquela gente andando de um lado para o outro, de uma barraca para a outra.

A barraquinha que exalava um cheiro delicioso era a que estava uma mulher com um vestido cheio de margaridas e flores azuis que servia faceira um quentão de esquentar a boca pra lá de bom!

Do lado tinha uma barraquinha que vendia doces e pipocas, mas a que era mais movimentada era a da pescaria. E iam correndo a garotada fazendo algazarra comprar fichas para a pescaria .

E cada um pegava um caniço com um anzol e pescava caixas de lápis de cor, bonecas e pacotes de pirulitos. E tinha também apito!

Que comilança nesta festa tão divertida, tinha de tudo, inclusive o pau de fita e dançaram a quadrilha. As mulheres e meninas usando vestidos floridos e usavam tranças nos cabelos. E os homens vestidos com chapéus de palha e com calças com grandes remendos e camisas listradas.

Então de repente surgiu a Carla, tatu fêmea namorada do Gervaldo os dois foram sem que ninguém percebesse na barraquinha de quentão e paçoquinha.

Imaginem vocês o nosso amigo tatu Gervaldo todo empolgado com a festa , comendo paçoquinha e tomando quentão, e sorrindo para a Carla a tatu fêmea mais charmosa da redondeza!

Todos ficaram admirados quando viram o casal de tatus e logo uma pequena menina disse :

Nós precisamos do noivo para o teatro da nossa festa e deu para Gervaldo uma pequena calça e uma pequena camisa que serviu perfeitamente nele.

E uma outra menina usando tranças de fitas rosas com o rosto cheio de sardas, surgiu com um pequeno vestidinho todo branco, que Carla viu que era o seu tamanho colocando o vestido, toda sorridente, disse:- Serviu direitinho!

O tatu Gervaldo representou o noivo e a noiva adivinhem quem foi?

Isso mesmo quem disse:_ Carla !

E os dois representaram direitinho .

E no casamento ele ganhou ate um beijo na bochecha da nossa querida tatuzinha Carla.

Que festa maravilhosa!

Eita ! Tatu feliz!