*Paulinho Aprendeu a Lição*

- Paulinho... Paulinhoooo... Ou Paulinho oooo!!!

- Oi... Eu não posso sair, estou de castigo.

- De nooooovo??? O que você aprontou desta vez???

- Nada... Eu não fiz nada de errado... Desta vez não fui eu, mas Mamãe não acreditou... Eu jurei para ela que não fui eu, mas, ela não acreditou.

- Paulinho, eu já falei para você não ficar mentindo tanto assim... Você fica inventando um monte de mentiras e desculpas para tudo o que faz de errado.

- Poxa Carlinhos, não é bem assim... Eu gosto de brincar... É que de vez enquando as minhas brincadeiras vão longe demais e quando eu vejo, já é tarde... A besteira já está feita.

- Pois é... Pois é... Justamente por isto que você apanha tanto e fica de castigo... Você faz muita coisa errada... Você é meu amigo e eu gosto de você, mas, tem horas que você é muito bobo.

- Mas a maioria das coisas que eu faço, não é por mal...

- Nãoooo??? Jogar uma pedra na vidraça da casa da Dona Antonia não é ruindade??? Fez isto porque ela falou para sua Mãe que estava você estava cabulando aulas.

- Carlinhos, eu tomei a maior surra da paróquia, fiquei com raiva da Dona Antonia... Ela não tinha que ter falado nada... Velha fofoqueira.

- Paulinho, ela é muito boazinha e não é fofoqueira não... Você estava fazendo coisa errada e ela fez a coisa certa... Ela fez isto para o seu bem, afinal, se você estudar, vai se tornar um professor, ou um médico e se não estudar, vai se tornar um burro... O que você quer ser quando crescer???

- Qualquer coisa, menos burro.

- Kkkkk, então não quer ser burro não é??? Então tem que estudar.

- Mas a Professora Marcia pega muito no meu pé... Ela é chata pra caramba.

- Mas Paulo, estamos na mesma classe, e, por que ela não pega no meu pé???

- Ah Carlinhos, você é quietinho, não fica fazendo bagunças e faz sua lição de casa.

- E por que você não faz igual a mim??? Basta fazer suas lições e ficar quieto, prestando atenção na aula para aprender o que ela ensina... É muito legal a gente saber das coisas... Saber fazer contas, saber dos outros países, saber escrever direitinho... Quando eu crescer, quero ser inteligente como os meus Pais... Quero ter carro como eles, saber falar difícil, poder comprar roupas bacanas e ter um monte de dinheiro.

- Ah isto eu também quero.

- Quer né Paulinho??? E você quer conseguir tudo isto cabulando aulas, não fazendo as lições de casa e jogando pedras na vidraça dos outros???

- Carlinhos, hoje você está muito chato... Parece Mamãe falando... Vai embora, vai!!!

- Não fica bravo não Paulinho!!! Eu não queria que você estivesse de castigo, assim poderíamos brincar de autorama.

- É mesmo não é??? Pena que estou de castigo.

- Puxa vida, você poderia parar de mentir e aprontar, assim, teríamos mais tempo para brincar.

- Vou te contar uma coisa Paulinho.

- Uma vez eu quebrei um vaso que Vovó tinha dado de presente para a Mamãe e coloquei a culpa na minha irmã e sem querer chutei a bola que quebrou a lanterna do carro do Papai, mas, falei que não sabia quem tinha feito aquilo... O vizinho tinha visto que fui eu e contou para o Papai.

- Naquele dia eu apanhei da Mamãe por causa do vaso e quando Papai chegou, eu apanhei de novo e fiquei de castigo sem sair de casa por uma semana... Eu chorei pra chuchu!!!

- Vovô e Vovó vieram nos visitar e eu estava de castigo... Eu adoro a Vovó Clarinha, ela é muito brincalhona e carinhosa... Vovó veio me perguntar por que eu estava de castigo e eu contei tudinho, até, sobre as duas surras.

- Vovó me ensinou que os Pais fazem isto somente quando amam de verdade, só quando gostam muito da gente, e a surra é para que não nos esqueçamos dos erros... A gente esquece as coisas erradas, a gente esquece as artes, mas não esquece as surras.

- Quando a gente lembra-se das surras, a gente lembra também porque a gente apanhou ou foi castigado.

- Quando a Vovó me ensinou isto, falou que, assim que eu crescesse mais um pouco, iria entender o que ela quis dizer... Eu já cresci e entendi... Toda vez que penso em fazer alguma arte, ou contar alguma mentira, me lembro das surras e não faço nada errado... Eu comecei a fazer tudo certinho e nunca mais apanhei ou fiquei de castigo.

- Vovó falou também que; Quem ama cuida.

- A Dona Antonia ama você sabia Paulinho??? Ela falou que você cabulou aula, porque estava cuidando de você.

- Sua Avó é bem legal né Carlinhos??? Ela te ensina um monte de coisas... Agora fiquei chateado, porque xinguei a Dona Antonia... Preciso pedir desculpas para ela.

- Espera um pouco Carlinhos... Manhêêê, posso ligar para a Dona Antonia???

- Por que você quer ligar??? O que vai dizer para ela.

- A Vó do Carlinhos ensinou para ele uma coisa legal, disse que Quem Ama Cuida e por isso os Pais castigam quando a gente mente e faz coisas erradas... A Dona Antonia gosta de mim e ficou preocupada me vendo cabular aula e contou para a Senhora não é mesmo???

- É verdade Paulinho, ela estava zelando por você... Ela me contou, mas, não queria que você apanhasse e ficasse de castigo... Ela fez isto para o seu bem.

- É muito bom que a Vovó do Carlinhos tenha ensinado isto para ele e ele ensinado para você... Olha, vamos fazer o seguinte... Você vai lá na casa da Dona Antonia e peça desculpas a ela tá??? Depois, pode ir brincar com o Carlinhos, você não está mais de castigo.

- Obaaaaaa... Que legallll...

Paulinho dá um abraço e um beijo bem gostoso em sua Mãe e então pergunta...

- Mãe, por que a Senhora está chorando???

- É que Mamãe ficou feliz com a lição que o Carlinhos te ensinou e por você estar fazendo a coisa certa... É lagrima de alegria meu filho.

Adoraria o seu comentário ou a sua nota de 1 a 10... Coloque somente de um a dez... Seja qual for o resultado, aceitarei de bom grado, pois a sua opinião, é muito importante para mim... Grato, abraços...CMRS.

Camaro CMRS
Enviado por Camaro CMRS em 09/08/2012
Código do texto: T3821103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.