OS BOBINHOS

Era uma vez um menino e uma menina...

Tudo pra eles era motivo de alegria.

Que crianças felizes!

Ele a chamava, carinhosamente, de “Bobinha”. E ela, não menos carinhosamente, o chamava de “Bobinho”.

Assim, o Bobinho e a Bobinha viviam a vida a sorrir.

E era um sorriso tão contagiante, que qualquer pessoa que se aproximasse deles sentia vontade de sorrir também. Isso, porque o sorriso deles vinha da alma. Era um sorriso verdadeiro e puro.

Certa tarde, o Bobinho e a Bobinha brincavam numa praça perto de casa (eles eram vizinhos), quando apareceu uma senhora muito simples e muito triste. Tão triste, que chorava.

Quando o Bobinho e a Bobinha perceberam a tristeza daquela pobre velhinha, aproximaram-se dela e lhe perguntaram:

-Porque a senhora está chorando?

Ela, a princípio hesitou. Parecia meio desconfiada de tudo e de todos. Mas, aos poucos, percebendo a sinceridade das crianças, e, certamente envolvida pelo seu sorriso, acabou lhes contando porque chorava tanto:

“Ah, crianças, eu estou muito triste porque meu cachorrinho e companheiro Gugu morreu. Agora, estou sozinha, já que meus filhos e meus netinhos moram muito longe e quase não me fazem visitas. E a solidão é muito dolorida.”

Ouvindo atentamente aquela senhora, as crianças, imediatamente, ofereceram-se para acompanhá-la até a sua casa, que era bem pertinho dali.

Chegando lá, a velhinha já estava com outro aspecto. Já era possível notar um leve sorriso em seus lábios. Então, a agora sorridente velhinha, correu pra cozinha e preparou um lanche pros garotos, com direito a chocolate gelado e um delicioso bolo.

Daquele dia em diante, a velhinha nunca mais se sentiu triste nem sozinha. Porque todas as tardes, quando voltavam da escola, o Bobinho e a Bobinha iam visitá-la, nem que fosse apenas para lhe dar um beijo. E no lugar da tristeza, o que se via no rosto daquela velhinha era um lindo sorriso de alegria.

Quantas vezes encontramos pessoas tristes, que precisam apenas de um pouco de atenção, de carinho ou de um simples, mas sincero sorriso?

Nessa vida o que mais falta é solidariedade e carinho.

Se cada um de nós passar a observar melhor o outro, dando-lhe atenção e carinho, daqui a algum tempo não haverá mais nenhuma pessoa triste nem sozinha.

Sigamos o exemplo do Bobinho e da Bobinha.

Jeronimo Madureira

09/08/2012.