Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Dona água andava triste, pois queria ter uma identidade. Pensou, pensou e saiu pelo mundo a procura de alguém que pudesse ajudá-la.
Certo dia, depois de passar por diversas pessoas, acabou por encontrar um químico famoso, o Senhor J.B. Dumas, que realizou o seu desejo. A partir daí, dona Água ficou conhecida como H2O.
Feliz com sua identidade resolveu que queria também trabalhar. Precisava agora pensar no que fazer.
Enquanto pensava, percorreu a Natureza até que encontrou o seu amigo Sol. Contou a ele seu desejo que entusiasmado com a idéia resolveu ser seu parceiro.
Juntos, dona Água e o Sol, saíram a procura do amigo Frio para convida-lo a fazer parte da equipe.
Encontraram o amigo Frio conversando com o Vento bem no alto de uma montanha.
Pronto! Feliz coincidência! Estava formada a equipe e todos teriam muito trabalho pela frente, pois para dona Água trabalhar no Estado Sólido, precisa do amigo Frio para transforma-la em gelo, e quando está no Estado Liquido precisa do amigo Sol e do amigo Vento para ir para o Estado Gasoso.
Juntos  os quatro amigos fizeram grandes feitos.
Num certo dia de trabalho, percorrendo a Natureza, chegaram até o Peru bem no alto da Cordilheira dos Andes. O Frio fez seu trabalho transformando dona Água em neve e o Sol fazendo sua parte, derreteu a neve transformando-a novamente em liquido.
Dona Água desceu então do alto da montanha formando o importante e imponente Rio Amazonas.
Continuando sua viagem, dona Água e seus amigos vão até Minas Gerais, na Serra da Canastra onde encontram dona Fonte. Para surpresa de dona Água estava bem ali, muitas de suas irmãs com as quais se juntou e num momento de alegria e muitas brincadeiras escorregando pela encosta do morro, formaram o Rio São Francisco.
Até hoje, dona Água e seus amigos, percorrem a Natureza trabalhando duro e sem cessar, fazendo nascer cachoeiras, fontes, riachos para alegrar a vida dos que nela  habitam.
 
 (Augusta Schimidt – 15/09/2003 – Ciências, Geografia e Magia.)



Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 29/08/2012
Código do texto: T3854514
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Augusta Schimidt
São Vicente - São Paulo - Brasil, 69 anos
366 textos (555291 leituras)
4 e-livros (7807 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/06/19 13:04)
Augusta Schimidt

Site do Escritor