O C I R C O

PERSONAGENS:

NARRADOR

ANA

MÃE

DONA ANTÓNIA

VELHO

NARRADOR

Um belo dia estava Ana a brincar quando, por descuido, derruba um baú da mãe e encontra um bilhete antigo de uma entrada para o Circo. Mas Ana fica muito intrigada por saber o que era aquele bilhete.

ANA

Eh! Deixei cair o baú da minha mãe. E agora se ela sabe, não me dá uma prenda nos meus anos.

Deixa-me arrumar isto, antes que ela venha. O que é isto? Um bilhete! Não, deve ser de algum concurso ou uma surpresa que a minha mãe me quer fazer nos meus anos.

Não. Aqui diz CIRCO. Ah! Mas o que é o Circo? Já sei, vou perguntar à minha mãe. Ela sabe tudo. ( levanta-se e vai ter com a mãe que estava na cozinha a fazer um bolo e começa a chamá-la). – Mãe. Mãe. Mãe...

MÃE

O que queres, não devias estar a estudar?

ANA

Já estudei. Eu só queria fazer uma pergunta, sim?

MÃE

Pergunta.

ANA

O que é o Circo?

MÃE

Não me faças perguntas parvas e vai brincar para a rua e deixa-me sossegada a acabar este bolo. (Ana sai para a rua triste).

ANA

Porque é que a minha mãe não me disse o que é o Circo. Deve ser por causa do bolo. Não faz mal...

NARRADOR

Ana, de repente, lembra-se de ir ter com uma vendedora, perto de sua casa, que costuma vender mil e uma coisas.

ANA

Já sei vou ter com a Dona Antónia!. Ela costuma ter tudo na sua loja. É isso!... (Entra na loja).

ANA

Dona Antónia (Dirigindo-se para o público). Ela é um bocadinho surda, tenho que gritar. Oh Dona Antónia!!!

DONA ANTÓNIA

Oha Aninhas! Estás boa. O pai, a mãe, a mana, o gato, está tudo bem! O que queres? Tenho aqui...

ANA

Eu só quero fazer uma pergunta.

DONA ANTÓNIA

Pergunta minha filha.

ANA

A Dona Antónia tem na sua loja um Circo?

DONA ANTÓNIA

Tenho, tenho. Queres preto, vermelho sangue, grande ou pequeno?

ANA

Sangue, grande ou pequeno?

DONA ANTÓNIA

Sim, que tipo de chouriço queres?

ANA

Oh Dona Antónia (a gritar) eu diz Circo!!!

DONA ANTÓNIA

Não grites que eu não sou surda. Percebi perfeitamente, Circo. De momento não tenho, volta outro dia.

ANA

Mas o que é?

DONA ANTÓNIA

É alto, doce...Aninhas anda cá, eu tenho uma coisa...

ANA

Adeus Dona Antónia, a minha mãe está a chamar (sai a correr. Já na rua) Esta Dona Antónia é cá uma chata, mas continuo a não saber o que é o Circo.

VELHO

O que tens minha menina?

ANA

Nada, o senhor me pode ajudar.

VELHO

Porque não tentas?

ANA

O senhor não sabe, é muito velho.

VELHO

Velhice á sabedoria! O que te preocupa?

ANA

Está bem, o senhor sabe o que é o Circo?

VELHO

E tu, sabes o que é o Circo?

ANA

Eu não sei. Ninguém me sabe dizer.... O senhor sabe?

VELHO

Claro que sei. O Circo é uma tenda muito grande. Lá dentro há espectáculo, música, palhaços, trapezistas, animais, etc... É uma profissão muito bonita. E sabes que o Circo vem este ano à nossa terra pela primeira vez. E queres saber outra coisa? No meu tempo quando era jovem.

ANA

O senhor já foi novo, não parece!

VELHO

Sim. Como estava a dizer, quando era jovem, fui palhaço. Fazia rir as crianças. (Triste) Agora tenho que ir, adeus.

ANA

Agora já sei o que é o Circo. Estou tão contente. (Começa a saltar de alegria).

Luciano Reis

Luc Reis
Enviado por Luc Reis em 03/09/2012
Reeditado em 04/09/2012
Código do texto: T3862723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.