AS SEMENTES DE TOMATES

Um dia, ao amanhecer, ao olhar o sol nascer, um vento frio pelo ar, vendo a terra macia ao plantar as sementes de tomates no adubo. Ao voar no vento, no encontro de outras sementes, transformaram-se em par de pensamentos, troca de palavras pelo vento de um lado para o outro.

Às vezes, as sementes trocam de lugar e depois retornam ao seu lugar, talvez lugares diferentes, às vezes ficam passeando pelos ventos, sentindo o ar da natureza, as sementes de tomates. José, ao plantá-las, fica querendo entender, mas não consegue entender as sementes voando pelo vento, se encontrando pelo ar do vizinho ao lado.

- José, todos os dias, ao molhar as sementes, lembra delas voando pelo ar. Ele pergunta para ele mesmo: “Quando as sementes cresceram como irei comê-las?”.

- José, quando as sementes crescerem elas irão virar tomates.

- Como é que as sementes podem falar comigo?

- Você só tem que plantar e molhá-las todos os dias para que possam crescer com saúde e bonitas. Para que possam ir os supermercados, feiras e quitandas; para todas as mesas do mundo.

- Por isso é que nós somos felizes. Se todas as crianças plantassem, molhassem e conversassem com a gente, nós iríamos produzir muito mais tomates.

- José você conversa com as sementes?

- Sim, Maria. Como eu planto e molho todos os dias, ao amanhecer.

- Quando o sol nasce, você planta as sementes e conversa com elas?

- Está bom, não deixa de molhar.

- Sim, José.

- José, as sementes estão flutuando no ar.

- É, Maria, elas estão trocando de lugar.

- José, elas estão retornando aos seus lugares.

- Sim, Maria.

- José, como eu irei comer os tomates quando eles crescerem?

- Olha, José e Maria...

- José, as sementes estão falando.

- Sim, Maria, estão falando.

- Somos nós, as sementes, você só tem que plantar e molhar todos os dias para que nós possamos crescer belas e bonitas. Ao irmos para os supermercados as mesas é que nós somos felizes. Se as crianças não comerem tomates, nós ficaremos tristes, não iremos mais flutuar pelo ar e iremos morrer.

- Eu e as crianças do mundo iremos comer tomates não é, José?

- Sim, Maria, todos os dias.

E assim as sementes ficaram felizes produzindo muito mais tomates.

Assim José e Maria passaram isso para todas as crianças.