O protesto dos gatos

Num terreno baldio, os gatos se reuniram, cada um com suas queixas e reclamações. O gato mais velho, um belo e gordo felino chamado Merlin, começou:

-Hoje, nós, os gatos, estamos aqui, reunidos para protestar contra as injustiças que temos sofrido ao longo dos tempos. Essas injustiças se refletem até mesmo nos desenhos animados, filmes de terror e superstições.

Uma linda e esbelta gata negra falou:

-Isso mesmo. Nós, os gatos negros, somos vítimas de preconceito. De onde vem essa história idiota de que gato preto dá azar? Alguém diz isso dos cães pretos?Não!

Indignado, um gatão cinzento e listrado reclamou, os olhos verdes brilhando:

-O que dizem de nós, os gatos? Que somos egoistas,preguiçosos, não gostamos dos nossos donos e não servimos para nada!

-Isso mesmo!Os que mais dizem que não servimos para nada são os que preferem os cães! Dizem que cães são amigos, leais e morrem pelos donos, enquanto nós, gatos, somos falsos e só nos importamos conosco!

-Outro dia, eu me esfreguei nas pernas da minha dona- falou um gato malhado muito fofo e carinhoso - e a amiga dela disse que eu era asqueroso! Ora essa! Eu estava expressando meu carinho por minha dona!

-Calma- disse o velho Merlin- vamos cada um de cada vez dizer o que queremos.Você, Frajola, fale agora.

-Tenho a reclamar a forma como os humanos nos retratam nos desenhos animados. Somos retratados como maus, enquanto os ratos são simpáticos e fofos. Ora essa! Isso é irreal! Como podem nos fazer essa injustiça? Botar-nos como vilões e transformar esses transmissores de bubônica e leptospirose em herois simpáticos?Vejam o desenho do Frajola e do Piu-piu, Tom e Jerry, Supermouse e por aí vai.

-Você esqueceu de dizer que ainda nos colocam como idiotas, enquanto os ratos são retratados como espertos e inteligentes. Ora, nós somos gatos!Gatos são animais inteligentes, espertos e hábeis caçadores!

-E por que dizem que somos maus por caçarmos passarinhos? Temos culpa se a natureza nos fez assim?

-Pois eu acho pior a forma como nos botam nos filmes de terror! Nós sempre somos associados ao mal, ao azar! Já o cão é sempre o amigo!

-Para mim, isso é o de menos!Pior é o que fazem conosco na vida real! Podem botar os gatos como egoistas sem caráter, eu nem me importo. Isso é um defeito do ser humano! O problema é o que fazem com as gatas! Ninguém quer as gatas! Vivem jogando as coitadas por aí! Depois, os humanos falam que não se deve ser machista! Vê, até aí eles são machistas! Desprezam as gatas porque elas dão filhotes!

-É, machistas e racistas! Os gatos pretos sentem isso também!interferiu um gato negro.

-O mundo tem que ser mais justo com os gatos! disseram todos de uma vez.

-Como assim, o mundo é injusto com os gatos? ecoou uma voz.

Todos os gatos se voltaram e viram um cachorro.

-Ei, intrometido duma figa, isso é uma reunião de gatos!

-Mas eu passei e ouvi. Resolvi dizer o que penso! Para o que vocês, gatos, servem? Vocês protegem as casas? Não. Nós, os cães, somos mesmo os melhores amigos do homem. Nós protegemos as casas, guiamos os cegos, trabalhamos com a polícia, guardamos rebanhos e ajudamos até os bombeiros.Todos os outros animais são úteis, menos vocês, que não obedecem, não prestam nenhum serviço e dormem o tempo todo!

-Ah, - protestou o velho Merlin- você diz que o cão é o melhor amigo do homem e todos os outros animais são úteis? Meu filho, reflita bem sobre isso que falou agora.

-Por que, seu velho caduco?

-Acha que os humanos começaram a domesticar vocês para torná-los seus amigos? Não, seu bobalhão. Foi por interesse. O homem procurou domesticar as outras espécies para servir a ele. Viu que vocês, cães, seriam úteis para guardar rebanhos e proteger suas propriedades. Se os cães não tivessem essa utilidade, os humanos os teriam procurado? Deixe de ser idiota!

-É, seu cão tapado! E os outros animais, por que os humanos os domesticaram? Os cavalos, foi para puxar carga, os carneiros,para dar lã e comer.

-E o que dizer das vacas, galinhas e porcos? Os humanos os criam e engordam para depois comer.

-Ora, eles não comiam os pombos-correio.

-Porque os pombos-correio serviam para as mensagens que eles queriam transmitir, cão burro!

-Bem, os humanos reconhecem que os outros animais têm serventia.E, se vocês reclamam dos humanos, por que são domesticados?

-Nós não nos permitimos domesticar, cão!Vivemos com os humanos, mas mantemos a nossa independência. Não nos permitimos subordinar e isso que você diz que é desobediência, nós dizemos que é nossa dignidade! Não vemos os humanos como nossos superiores.

-Ora, mas nós, cães, ainda somos os melhores amigos do homem.

-Ah, é? Que ironia! Quantos cães não mordem os próprios donos! Isso é atitude de amigo?

-É, e ninguém pode se aproximar de um cão comendo ou dormindo. E dizem que o cão não morde a mão que o alimenta.

-Vocês, gatos, são um monte de revoltados! Os humanos fazem bem em reclamar que não se pode confiar em vocês!

-E vocês, cães, são uns idiotas! Acham que os humanos são bons por lhes dar uma casa e uma tigela de comida? Isso é apenas a obrigação deles por vocês guardarem a casa!

Com raiva, o cão foi embora. Os gatos riram a não mais poder até que um jovem gatinho siamês falou:

- Em muitas coisas, os gatos podem dizer que levam vantagem sobre os cães.

-E o que é?

-Somos mais espertos, majestosos e livres.

-Tem razão.

-E, quando um ser humano quer xingar outro para valer, chama de cachorro. Já, quando querem dizer que um homem ou mulher é bonito ou bonita, chamam de gato ou gata.

Contentes, os gatos concordaram. Merlin decidiu:

-Vamos voltar para nossas casas. Os humanos podem ser injustos mas, pelo menos, nós também tiramos vantagem deles. Somos os únicos animais que eles não conseguem subordinar.