A turma dos diferentes

Na escola do Bosque Encantado, cujo diretor era o Sr. Grilo, a professora era a Sraa. Mariposa, que ensinava uma turma enorme e nem sempre bem-comportada. A pobre professora amava ensinar, mas, às vezes, ficava um pouco cansada porque a maioria de seus alunos era muito levada e não prestava atenção.

Mas todo início de ano, ela tinha esperanças de que poderia ser melhor do que o ano passado.Coitada da professora! Grande foi o seu desapontamento quando viu que seria igual aos outros. Entre os poucos que eram quietinhos, estava uma borboleta tão negra que a chamavam de Pretinha, uma formiga muito tímida, um besouro sabido e que sempre fazia perguntas e uma pequena borboleta muito fraquinha, que tinha uma asa atrofiada.

Esses alunos, apesar de não fazerem nada a ninguém, sofriam muito.

O besouro, toda vez que respondia às perguntas da professora, era vaiado e os colegas o chamavam de babão que se fazia de bonzinho para ganhar boas notas.

A borboleta negra sempre ouvia:

-Ei, Pretinha, por que você voa de dia? Não sabe que as coisas negras são para a escuridão?

Pobrezinha da formiga, esta sempre ouvia:

-Você não vai nunca ser ninguém. Por que vem à escola, filha de operários?

Porém, eles eram mais crueis com a borboletinha da asa atrofiada:

-Olha a asa dela,como é deformada. Nem serve para voar. Ela tem asas inúteis.

Pretinha era muito atrevida e sempre brigava com quem mexia com ela.

Já o besouro, que era tímido, ficava mais envergonhado.

A formiga chorava quando ninguém a via e a borboletinha, muito triste,

sentava no fundo da sala, querendo sumir.

Um dia, o besouro ia para a sala de aula com suas folhas onde anotava as lições e uns escaravelhos foram provocá-lo.

-Ei, bobão. Que vai fazer?

-Vou para a sala de aula.

Um dos rapazes disse:

-Olha o aluno exemplar.Nunca deixa de fazer a lição.

Outro escaravelho sugeriu:

-Vamos rasgar a lição dele. Pela primeira vez, ele vai receber nota baixa.

-Não, isso não pode.gritou o besouro.

Rindo, dois escaravelhos o seguraram enquanto um pegava as folhas para rasgar.

-Parem,pediu o besouro.

-Vem tirar de mim, seu covardão.Você é um fracote.

Uma voz berrou:

-Covardão é você. Se ele é fracote, por que só o atacam em grupo?

Era Pretinha.

-O que foi, sua preta enxerida?

-O que foi? Foi que vocês sempre se unem para zoar conosco e nos maltratar. Covardes idiotas! Deixem-no em paz.

Furiosos,os escaravelhos largaram o besouro. A borboleta falou ao besouro:

-Temos que fazer alguma coisa para pararem de nos atacar.

-Como? Sempre que nos atacam, estão juntos e um de nós está sozinho.

De repente, a borboleta teve uma ideia:

-E se nos unirmos? Mexem com você, com a formiga, a outra borboleta e comigo por sermos diferentes, não é? Pois então, vamos formar a turma dos diferentes para podermos nos defender.

Foram à sala de aula, assistiram à aula e, no recreio, Pretinha disse:

-Eles mexem com a gente porque acham que ninguém vai nos defender. Por isso, vamos formar uma turma A Turma dos Diferentes.

A partir de então, eles passaram a andar juntos, dando a entender que, por serem uma turma, iriam defender um ao outro. A Sra. Mariposa falou a eles:

-Além de se unirem, façam o seguinte: quando mexerem com vocês, digam a mim para eu falar com o Sr. Grilo. O que está errado não pode ficar sem castigo.