Lili e o peixinho dourado

Lili e o peixinho dourado...

Lili era uma menina muito sapeca, curiosa sempre querendo saber como tudo funcionava e para que foram feitas todas as coisas.

Quando ainda era um bebê ganhou de presente um peixinho de plástico todo dourado, Adorava brincar com o peixinho quando ia tomar banho na banheira. Toda a família de Lili conhecia a sua predileção pelo brinquedo e ninguém tocava no peisinho.

A noite na hora de dormir ele era seu companheiro, enquanto rezava com sua avó, a Ave Maria e o Papai do Céu abria a sua porta, Lili ia imaginando uma viagem fechava os olhos e nadava, nadava, nadava, junto com seu aiginho o peixinho dourado.

Antes de acabar a oração com sua avó, já estava em outro reino, Sua avó sempre deixava um copo com água em cima da mesinha de cabeceira para Lili beber durante a noite, se tivesse sede.

Certa noite Lili sonhou que seu peixinho douradanadava em um pequeno aquário dentro de sua casa. E ficou tão entusiasmada com a idéia que comentou na hora do jantar com seus pais. O velho padrasto de Lili detestava fazer qualquer mimo para a menina que não era sua filha e tratava Lili com muita indiferença. No jantar, ele gritou com ela, mandando-a se calar e se falasse mais qualquer coisa sobre o tal peixinho dourado, ficaria de castigo. Pobre Lili não podia nem sonhar. Lili tinha uma meia irmãzinha que era filha de sua mãe com seu padrasto. Para ela todas as vontades eram satisfeitas. A mãe de Lili não gostava do rumo que as coisas tomavam, mas também tinha muito medo de desagradar ao seu velho marido que sofria do coração.

Certa vez receberam a visita de tio Rubens era um oficial da marinha mercante que se hospedava na casa da família quando seu navio parava no Rio de Janeiro. Lili confessou-lhe seu desejo. E tio Rubens esperou até que seu compadre Manoel, o padrasto de Lili viajasse para embarcar em um navio na Espanha. Depois da viagem do compadre foi a uma loja de animais de estimação e comprou para Lili um pequeno aquário com um peixinho dourado. Tio Rubens viajou também e Lili estava muito feliz com seu novo amiguinho de verdade o peixinho dourado.

Certa madrugada a casa foi acordada com o som de um telefonema estridente que não parava de tocar. Na pressa a mãe de Lili tropeçou no tapete levando tudo consigo para o chão o aquário se partiu em mil pedaços molhando a sala inteira. A avó atendeu ao telefone e Lili saiu correndo para o aquário e se feriu nos cacos. Ficou tão assustada que desmaiou ao ver tanto sangue. Apesar dos ferimentos em suas mãozinhas serem leves, desmaiou e ao acordar entrou em pânico. O peixinho dourado onde estava,perguntou para a empregada. Que assustada no meio da sala tentava entender o motivo de tanto barulho. A notícia triste: O padrasto de Lili falecera na Espanha, o telefonema fora o aviso de tio Rubens que recebeu a notícia através de um cabograma. Lili ao gostava do Seu Manoel e ficou até feliz, mas estava triste pois não encontrara sequer o peixinho dourado no tapete. Depois de todo o alarido avó e mãe tentavam conversar e a empregada puxou Lili para o quarto e lhe mostrou: Dentro do copo com água que estava na mesinha de cabeceira lá estava o peixinho dourado nadando tranqüilo. Lili sorriu feliz com seu peixiho dourado.