AS AVENTURAS DO PALHAÇO PIPOCA (sinopse teatral)

CENA 1: O Palhaço Pipoca entra em cena. (BOA-TARDE CRIANÇAS?! QUE CALORÃO GENTE!!!) Ele está com muito calor, cumprimenta a platéia e se abana, reclamando do mormaço e do sol forte. Ele tem sono. Nunca Pipoca sentira o sol tão ardente e tamanho malestar. Ele se deita e dorme. Dorme e ronca e peida. Pipoca faz barulho e palhaçadas até dormindo. De repente, de sobressalto, ele acorda. Ainda bocejando e reclamando do calor, Pipoca procura um lugar para tomar água. (VOU ACHAR UMA ÁGUA FRESCA PARA BEBER!!! O SÍTIO DO TIO CHICO TEM UM RIOZINHO QUE É JÓIA!!!)

Pipoca caminha e encontra TIO CHICO, pescando com vara na mão e chapéu de palha.

PIPOCA: OI TIO CHICO!?

TIO CHICO: OLÁ PIPOCA! COMO ANDA VOCÊ?

PIPOCA: ANDO COM AS PERNAS TIO CHICO. TIO CHICO... EU VIM AQUI NO SEU SÍTIO PORQUE ESTOU COM MUITA SEDE E SEI QUE ESSE RIOZINHO TEM UMA ÁGUA MUITO LIMPA E REFRESCANTE. O SENHOR ME DÁ LICENÇA QUE EU VOU TOMAR UM GOLEZINHO...

Tio Chico segura Pipoca pela camisa:

TIO CHICO: NÃO FAÇA ISSO NÃO MEU FILHO. A ÁGUA DESTE ARROIO JÁ NÃO É MAIS A MESMA. AS FÁBRICAS DO REI SUJO POLUÍRAM ESTAS ÁGUAS. JÁ FAZ MAIS DE MÊS QUE NÃO PEGO UM PEIXINHO SEQUER.

PIPOCA: AS FÁBRICAS DO REI SUJO, TIO CHICO? MAS POR QUE O REI IRIA POLUIR AS ÁGUAS DO SEU POVO TIO CHICO?

TIO CHICO: O REI SUJO É MUITO GANANCIOSO PIPOCA. ELE NÃO PERCEBE QUE A ÁGUA É A FONTE DA VIDA. ELE SUJA A ÁGUA POR QUE ACHA QUE AS INDÚSTRIAS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE O NOSSO BEM-ESTAR.

PIPOCA: MAS ISSO ESTÁ ERRADO, NÃO É TIO CHICO? NOSSA ÁGUA NÃO PODE SER POLUÍDA. A GENTE PRECISA DELA PRA BEBER, PRA COZINHAR, PARA NOS LAVARMOS, ESCOVAR OS DENTES E UM MUNDARÉU DE COISAS, NÃO É MESMO CRIANÇAS? EU VOU FALAR COM O REI SUJO. ELE VAI TER QUE ENTENDER. COMO EU FAÇO TIO CHICO?

TIO CHICO: O REI SUJO MORA NO PÂNTANO DAS LAGARTIXAS. VOCÊ VAI TER QUE SEGUIR POR TODO VALE DOS SAPOS, DEPOIS PASSAR PELAS TERRAS DA FAZENDA NEGRA E, POR FIM, ATRAVESSAR A PLANÍCIE DAS ILUSÕES. O CASTELO DO REI SUJO FICA LOGO APÓS, JÁ DENTRO DO PÂNTANO DAS LAGARTIXAS, ENTENDEU?

PIPOCA: SIM, TIO CHICO... PÂNTANO DAS LARGATIXAS, DEPOIS O LAVE DOS SAPOS E, POR FIM, A PALNÍCE DAS ILUSÕES E AÍ... AIAIAIAI TIO CHICO, ME PERDI. MAS EU ACHO O CAMINHO TIO CHICO. VOU FALAR COM O REI.

Pipoca se despede de Tio Chico e parte para sua aventura de tentar falar com o Rei Sujo. Ele vai andando e pensando alto:

PIPOCA: Eu não entendo... Por que um rei suja a água de seu povo? Por dinheiro? Mas pra que vai adiantar o dinheiro se faltar água? Esse Rei Sujo não está entendendo direito...

CENA 2: Pipoca segue andando e encontra o fantoche do sapo. Ele se assusta...

PIPOCA: OI... SEU SAPO? QUE SUSTO... O SENHOR PODERIA ME INFORMAR SE EU JÁ ENTREI NO VALE DOS SAPOS?

SAPO: OLÁ RAPAZINHO... VOCÊ JÁ ESTÁ SIM, NO VALE DOS SAPOS.

PIPOCA: QUER DIZER ENTÃO QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO PARA ENCONTRAR O REI SUJO?

SAPO: REI SUJO? O QUE VOCÊ QUER COM ESTE SUJEITO? O REI SUJO DESTRUIU NOSSAS CASAS.

PIPOCA: DESTRUIU CASAS? COMO ASSIM?

SAPO: ANTIGAMENTE O VALE DOS SAPOS ERA CHAMADO DE VALE DO SOL, POIS ERA UM LUGAR MUITO LINDO, COM MUITAS ÁRVORES E PÁSSAROS, MUITAS FLORES E MUITOS BICHOS. MAS ENTÃO O REI SUJO APARECEU E COM SUA GANÂNCIA DESTRUIU NOSSAS FLORESTAS E TRANSFORMOU AQUELE PARAÍSO NISTO QUE VOCÊ VÊ AGORA... UM LUGAR VAZIO, SEM VIDA... SÓ FICAMOS NÓS, OS SAPOS, POR QUE AINDA RESTA MUITOS INSETOS PARA NOS ALIMENTARMOS.

PIPOCA: O REI SUJO DESTRUIU AS FLORESTAS? MAS POR QUÊ?

SAPO: O REI SUJO COMEÇOU A FAZER MÓVEIS COM AS MADEIRAS, ENFEITES COM AS PLANTAS... ELE AINDA COLECIONA MILHARES DE PÁSSAROS EM GAIOLAS, TODOS CAPTURADOS AQUI. COM OS OUTROS BICHOS ELE MONTOU UM GRANDE ZOOLÓGICO, ONDE TODOS OS ANIMAIZINHOS ESTÃO PRESOS.

PIPOCA: MAS ISSO NÃO PODE FICAR ASSIM SEU SAPO.

SAPO: MAS QUEM VAI MUDAR? AS COISAS AQUI NÃO MUDAM FAZEM MIL ANOS.

PIPOCA: NÃO ME IMPORTA SEU SAPO. EU VOU FALAR COM O REI SUJO E ELE VAI TER QUE ARRUMAR ESTE ESTRAGO QUE FEZ. ADEUS SEU SAPO. ADEUS...

SAPO: ADEUS, MEU MENINO. ADEUS E BOA SORTE.

CENA 3: Pipoca segue andando. (MÚSICA DE SUSPENSE AO FUINDO). Ele está assustado. Anda olhando para os lados pois, afinal, o Vale dos Sapos é assustador. De repente, ele encontra os fantoches do elefante e do lobo.

PIPOCA: NOOOOOOOOSSSAAAA!!!! QUE CAGAÇO!!! VOCÊS QUEREM ME MATAR DO CORAÇÃO? O QUE VOCÊS FAZEM NO VALE DOS SAPOS? AQUI NÃO TEM SÓ SAPOS?

ELEFANTE: OLÁ GAROTO. NÓS NÃO ESTAMOS MAIS NO VALE DOS SAPOS. AQUI JÁ É A FAZENDA NEGRA E MEU NOME É BOLA-FOFA.

PIPOCA: OLÁ SEU BOLA-FOFA. MEU NOME É PIPOCA. EU PROCURO O REI SUJO, POIS ELE ANDA SUJANDO RIOS E DESTRUINDO MATAS POR AÍ, ALÉM DE PRENDER OS BICHINHOS DA NATUREZA. VOCÊ PODE ME DIZER COMO CHEGO NO CASTELO DELE?

LOBO: GAROTO MALUCO... PROCURAR AQUELE TIRANO... AUUUUUUU... ELE APRISIONA TODOS OS BICHOS, SIM... MEU NOME É GUARÁ E, JUNTO COM O BOLA-FOFA, FUGIMOS DO ZOOLÓGICO DO REI. LÁ A GENTE PASSAVA FOME E SENTIA FALTA DO MATO.

PIPOCA: ENTÃO É VERDADE MESMO?

ELEFANTE: SIM... O REI É MUITO MALVADO. ALÉM DE TUDO, ELE TRANSFORMOU ESTE LUGAR TAMBÉM. ANTIGAMENTE O NOME DAQUI ERA FAZENDA DA ALEGRIA, MAS ELE JOGOU TANTO LIXO NO CHÃO, TANTO LIXO, QUE O LUGAR PASSOU A SER CHAMADO DE FAZENDA NEGRA. OS MAIS ANTIGOS DIZEM QUE TODOS ESTES CAMPOS AQUI ERAM TOMADINHOS DE FLOR. MAS O REI SUJO ACABOU COM TUDO.

PIPOCA: EU NÃO ACREDITO!?

LOBO: É VERDADE SIM, PIPOCA. VOCÊ NÃO ESTÁ VENDO TODO ESTE LIXO? A GENTE SOFRE COM O MAU CHEIRO, COM OS RATOS E BARATAS...

PIPOCA: LIXO NO CHÃO? ESTE REI NÃO TEM CABIMENTO MESMO. VOU PARA O CASTELO DO REI SUJO E VOU FALAR PRA ELE TUDO O QUE SE PASSA EM SEU PLANETA, SENÃO ESTE HOMEM VAI DESTRUIR COM TUDINHO. NÃO VAI SOBRAR NECA-DE-PITIBIRIBA. VOCÊS ME DÃO LICENÇA, BOLA-FOFA E GUARÁ?! MAS EU TENHO QUE PARTIR. TCHAU, TCHAU.

ELEFANTE E LOBO: TCHAU TCHAU SEU PIPOCA. BOA VIAGEM.

CENA 4: Pipoca chega, enfim, à Planície das Ilusões. Andando, ele entra e encontra com o fantoche do palhaço.

PIPOCA: OI SEU PALHACINHO!? VOCÊ PODE ME DIZER ONDE ESTOU?

PALHAÇO: "SEU PALHACINHO" É A MÃE JOANA!!! MEU NOME É XARADA E SOU O GUARDIÃO DO PORTAL DA PLANÍCIE DAS ILUSÕES.

PIPOCA: ENTÃO QUER DIZER QUE EU JÁ CHEGUIEI. QUE BOM. ME DÊ LICENÇA QUE PRECISO FALAR COM O REI SUJO.

PALHAÇO: PÉRAÍ!!! NÃO É ASSIM NÃO... PARA FALAR COM O REI SUJO VOCÊ TEM QUE RESPONDER A UMA PERGUNTA SECRETA. SE VOCÊ ACERTAR, VOCÊ PODE ENTRAR. SE ERRAR, VOCÊ SERÁ PRESO NA MASMORRA DO INFINITO E NUNCA MAIS IRÁ PODER SAIR.

PIPOCA: PERGUNTA SECRETA? EU SOU ÓTIMO EM PERGUNTAS SECRETAS!!! PODE MANDAR, SEU XARADA!

PALHAÇO: HAM... VAMOS VER... DEIXE-ME PENSAR... AH... ESTA É DIFÍCIL MESMO. NUNCA NINGUÉM ACERTOU. QUAL O CONTRÁRIO DE AMOR?

PIPOCA: ESSA É FÁCIL... VOCÊS SABEM, NÉ CRIANÇAS!? ESSA É MOLEZA... ESSA AÍ EU RESPONDO EM DOIS-TOQUES. MUITO FÁCIL MESMO... RARARARA. BARBADA... VOCÊ NÃO TEM UMA MAIS DIFÍCIL NÃO, SEU XARADA?

PALHAÇO: RESPONDA, RAPAZ. SE É TÃO FÁCIL ASSIM, DIGA LOGO.

PIPOCA: BOM... O CONTRÁRIO DO AMOR É O MEDO!

PALHAÇO: NÃO É POSSÍVEL... ISSO NÃO É POSSÍVEL... VOCÊ ACERTOU. COMO SOUBE? TODOS ANTES DE VOCÊ DIZIAM QUE O CONTRÁRIO DO AMOR ERA O ÓDIO E SEMPRE ERRAVA... COMO SOUBE?

PIPOCA: ORA BOLAS... MUITO SIMPLES... O ÓDIO NÃO EXISTE. O ÓDIO FOI CRIADO PELOS HOMENS DE CORAÇÃO FRACO, QUE NUNCA SOUBERAM AMAR O PRÓXIMO NEM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. O ÓDIO FOI INVENTADO POR PESSOAS GANANCIOSAS, QUE NÃO CONSEGUEM TER O PERDÃO E A AMIZADE EM SEUS CORAÇÕES. O MEDO É O CONTRÁRIO DO AMOR, PORQUE O MEDO FAZ COM QUE AS PESSOAS NÃO CONSIGAM VENCER OS SEUS DESAFIOS, OU SEJA, O DESAFIO DE CRESCEREM E SE TORNAREM ANJOS, COM AMOR PELA VIDA E RESPEITO POR TODOS OS SERES.

PALHAÇO: MINHA NOSSA. VOCÊ ESTÁ COMPLETAMENTE CERTO. PODE PASSAR: O CASTELO DO REI SUJO ESTÁ LOGO ALI NA FRENTE.

CENA 5: Pipoca entra no castelo do Rei Sujo, que de repente aparece.

PIPOCA: REI SUJO?

REI: SIM, SOU EU. E VOCÊ, QUEM É?

PIPOCA: MEU NOME É PIPOCA. EU VENHO LÁ DO INTERIOR DO INTERIOR PARA LHE TRAZER UMA RECLAMAÇÃO.

REI: RECLAMAÇÃO? VOCÊ É A PRIMEIRA PESSOA QUE CONSEGUE ENTRAR NO MEU CASTELO E VEM LOGO ME TRAZER RECLAMAÇÃO? O QUE VOCÊ QUER?

PIPOCA: SEU REI SUJO... É O SEGUINTE... O SENHOR PODE ATÉ FICAR BRAVO COMIGO, MAS EU VOU TER QUE LHE DIZER. SUAS AÇÕES ESTÃO DESTRUINDO O PLANETA. POR GANÂNCIA, AS SUAS INDÚSTRIAS POLUEM TODA A ÁGUA... A GENTE NÃO TEM MAIS ONDE MATAR A SEDE OU PESCAR. AS QUEIMADAS E SUAS SERRAS ESTÃO ACABANDO COM AS FLORESTAS E OS BICHINHOS. O SENHOR NÃO RESPEITA OS ANIMAIS, OS APRISIONA NO ZOOLÓGICO E PRENDE OS PASSARINHOS. O SENHOR JOGA LIXO NO CHÃO... NÃO TEM VERGONHA NÃO, SEU REI SUJO?

REI: ORA BOLAS... DEVAGAR AÍ... OLHE COMO FALA COM O REI. O PLANETA É MEU. EU FAÇO DELE O QUE QUISER E USO TODAS AS COISAS COMO QUERO E BEM ENTENDO, ESTÁ ME OUVINDO.

PIPOCA: MAS REI SUJO... DE QUE VAI ADIANTAR TODO SEU TESOURO, SEUS MÓVEIS, SUAS COISAS SE O SENHOR ACABAR COM A VIDA NO PLANETA? OS BICHOS ESTÃO TRISTES. OS PEIXES ESTÃO MORRENDO. AS MATAS NÃO EXISTEM MAIS. ISSO NÃO DÓI NO SEU CORAÇÃO?

(O REI SENTA E COÇA A CABEÇA)

REI: PRA FALAR A VERDADE, PIPOCA, DÓI SIM. EU SOU UM HOMEM VELHO, SOLITÁRIO, SABE? NÃO SEI MAIS O QUANTO VOU DURAR. TENHO O CORAÇÃO REPLETO DE MEDO E ANGÚSTIA. SOFRO E FAÇO TODOS SOFRER. EU SOU MESMO UM RATO... (BUÁBUÁ... O REI COMEÇA A CHORAR).

PIPOCA: NÃO CHORE NÃO, REI SUJO. POR QUE VOCÊ NÃO APROVEITA DO SEU PODER E AGE CORRETAMENTE? POR QUE VOCÊ NÃO MUDA O MUNDO?

REI: MAS SERÁ QUE AINDA DÁ TEMPO, PIPOCA?

PIPOCA: DÁ SIM REI... NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR. TODOS TEMOS O PODER DA TRANSFORMAÇÃO EM NOSSAS MÃOS E EU VOU LHE AJUDAR. VOCÊ QUER VER. QUE TAL, EM PRIMEIRO LUGAR, TROCARMOS O SEU NOME DE REI SUJO PARA REI LEGAL?

REI: REI LEGAL? REI LEGAL... ATÉ QUE NÃO SOA MAL NÃO... GOSTEI. A PARTIR DE AGORA VOU ME CHAMAR REI LEGAL. MAS ISSO BASTA?

PIPOCA: NÃO, REI LEGAL. SÓ ISSO NÃO BASTA. VOCÊ TEM QUE MUDAR DE VERDADE. SOLTAR OS BICHOS, CUIDAR DAS MATAS E DA ÁGUA. ASSIM VOCÊ FARÁ TODOS FELIZES.

REI: ACABAR COM MEU ZOOLÓGICO E MINHA COLEÇÃO DE PÁSSAROS? AIAIAI... MAS TUDO BEM. AGORA MESMO VOU ASSINAR UM DECRETO DEVOLVENDO TODOS OS BICHOS PARA A FLORESTA. E VOU FAZER MAIS AINDA, PIPOCA. VOU MANDAR AS INDÚSTRIAS PARAREM DE POLUIR A ÁGUA DO ARROIO E PARAR DE JOGAR LIXO NO CHÃO, SEJA ONDE FOR. ESTÁ TERMINANTEMENTE PROIBIDO JOGAR LIXO NO CHÃO E SUJAR A ÁGUA!!!

PIPOCA: PERFEITO, REI SU... DIGO, REI LEGAL. AGORA ACREDITO QUE O MUNDO ESTÁ SALVO.

REI: MUITO OBRIGADO, PIPOCA. MUITO OBRIGADO POR VOCÊ ME MOSTRAR TANTAS VERDADES. COMO FUI CEGO... SEREI ETERNAMENTE GRATO A VOCÊ PELO QUE FEZ.

PIPOCA: QUE NADA, REI LEGAL... EU TENHO AMOR PELA VIDA! MAS AGORA TENHO QUE IR. ATÉ MAIS VER, REI LEGAL. ATÉ MAIS VER.

REI: ADEUS, PIPOCA. TUDO DE BOM... ADEUS.

CENA 6: Pipoca sai caminhando. Ele sorri e pula. Está feliz.

PIPOCA: QUE BOM QUE TUDO DEU CERTO. MINHA MÃE DO CÉU... EU NEM POSSO ACREDITAR... AHHHHHHH (PIPOCA BOCEJA. ELE SENTE SONO). ESSA AVENTURA TODA ME DEU UM SONO... ACHO ATÉ QUE VOU COCHILAR UM POUQUINHO. VOCÊS ME ACORDAM SE ALGUÉM CHEGAR, CRIANÇAS?

(PIPOCA DEITA E DORME, FAZENDO BARULHO COMO SEMPRE. DE REPENTE, TIO CHICO APARECE, COM O CANIÇO E O CHAPÉU NA MÃO)

TIO CHICO: ACORDA PIPOCA... ACORDA. VOCÊ ESTÁ DORMINDO NESSE SOL DE RACHAR. VAI TE DEITAR NA SOMBRA, GURI.

PIPOCA: TIO CHICO? O QUE O SENHOR FAZ POR AQUI? CADÊ O XARADA? E O SAPO, O ELEFANTE E O LOBO?

TIO CHICO? DO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO GAROTO?

PIPOCA: DA AVENTURA DO REI SUJO... DIGO, DO REI LEGAL.

TIO CHICO: REI SUJO? REI LEGAL? QUE CONVERSA É ESSA? TÁ FICANDO LOUCO?

PIPOCA: TIO CHICO... SERÁ QUE FOI TUDO UM SONHO?

TIO CHICO: SONHO? UÉ... PODE ATÉ TER SIDO. MAS EU VOU VOLTAR PESCAR QUE EU TENHO MUITO PEIXE PRA TIRAR AINDA. ATÉ MAIS PIPOCA!

PIPOCA: TCHAU TIO CHICO.

PIPOCA: NOOOOSSSSAA CRIANÇAS... FOI TUDO UM SONHO. MAS QUE SIRVA DE ALERTA A TODOS: TEMOS QUE TRANSFORMAR O NOSSO MUNDO. TEMOS QUE MUDAR O REI SUJO QUE EXISTE EM CADA UM DE NÓS. TEMOS QUE NOS TRANSFORMAR EM REIS LEGAIS E AGIR PARA PROTEGER A NOSSA MÃE TERRA, O NOSSO PLANETA. UFA... AINDA BEM QUE TEMOS TEMPO AINDA, MAS NÃO PODEMOS RELAXAR. TEMOS QUE DEFENDER NOSSA ÁGUA, NOSSA FLORESTA, NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS. CADA UM DE VOCÊS TEM A MISSÃO DO PALHAÇO PIPOCA: CADA UM DE VOCÊS É RESPONSÁVEL PELO NOSSO MUNDO. CUIDEM DELE, CRIANÇAS: NÃO JOGUEM LIXO NO CHÃO, NÃO MALTRATEM OIS ANIMAIS E NÃO DESPERDICEM ÁGUA. UM MUNDO LINDO DEPENDE DE TODOS NÓS. UM BEIJO CRIANÇAS... TCHAU... TCHAU...

(MÚSICA ALEGRE).

FIM

Duda Keiber
Enviado por Duda Keiber em 26/02/2007
Código do texto: T393878