** O CIRCO **
 

A cidade estava em alvoroço porque o circo havia chegado.
 

As crianças não paravam de perguntar aos pais quando seria a estreia e quando elas poderiam ir?!


                        
 

_ Mamãe, mamãe, eu quero ver o palhacinho,
falava Juninho.

 

- E eu quero ver o trapezista, gemia Lucinha.
 

** Vão dormir...vão dormir...Amanhã nós vamos saber quando teremos espetáculo.
 

Finalmente chega o dia tão esperado e o circo ficou lotado de crianças, adultos e até os vovôs e vovós estavam lá.



                           


Comiam pipoca, chupavam picolé, seguravam balões coloridos, batiam palmas para os artistas, era uma festa linda.


                                  
 

Quando iam começar a apresentação dos animais, as pessoas começaram a se agitar....
 

O primeiro deles seria um elefante que deveria se equilibrar numa corda esticada num local alto,  correndo o risco de cair e se machucar.
 

Neste momento, todos se levantaram e protestaram:
 

_ NÃO QUEREMOS ANIMAIS EM CIRCOS ! Não NÃO NÃO NÃO....
 

Tanto barulho fizeram que o dono do circo suspendeu o espetáculo dos animais chamando os trapezistas que chegaram rapidinho a fim de acalmar as pessoas que estavam muito agitadas.



O espetáculo terminou e as pessoas não foram para casa. Se reuniram na praça e planejaram um meio de impedir os animais no circo.
 

Seu Lúcio que escrevia muito bem fez um documento para o prefeito, juntou o Artigo 10 da Declaração Universal dos Direitos dos Animais que diz:
 

           - Art. 10 -
 

a)  Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.


b)  A exibição dos animais e os espetáculos, que utilizam animais são incompatíveis com a dignidade do animal.




 

No dia seguinte um    grupo de pessoas foi entregar o documento ao prefeito, este foi muito atencioso com todos, leu o pedido feito pela comunidade e decretou:

" A partir de hoje  nenhum circo poderá utilizar animais nos seus espetáculos e aquele que desobedecer será multado em $ 100.000 pataquinhas e suspensão dos espetáculos por seis meses."

Os donos dos circos com medo de serem multados e suspensos ,deixaram de apresentar animais nos espetáculos, eles foram mandados para zoológicos e para a Natureza.

Muitos animais estavam magrinhos de dar dó, maltratados e famintos, mas graças a Deus nunca mais eles iriam sofrer nas mãos dos donos de circos.
 

soninha