O pinheirinho dO Natal

Quando chega a época de Natal, as famílias enfeitam suas casas mais do que nunca, para festejar o aniversário dO Menino Jesus. E sempre está ali um pinheiro cheio de fitas, bolas coloridas, luzes, com pacotes vistosos embaixo, que são os presentes.

Mas poucos sabem a origem desse costume, isto é, o de usar o pinheiro como uma árvore bonita.

Dizem os antigos que no meio da floresta , principalmente na primavera, as árvores ficavam cheias de flores . Assim, umas eram amarelas, outras vermelhas, azuis ou lilases. Além das diversas cores, elas exalavam vários perfumes. E ainda muitas delas davam frutas que alimentavam os animais. Com isso, todas se achavam importantes . E se orgulhavam.

Entretanto, no meio delas, havia um pinheirinho todo tristinho e sem graça. As suas folhas não eram macias e ele nunca floria como as outras. E elas ainda zombavam dele, fazendo-o sentir-se mais feio e mais infeliz.

Então, aconteceu uma coisa mágica numa noite especial. As estrelas brilhavam muito e o céu parecia mais iluminado, enquanto aquele pobre pinheirinho não parava de chorar, humilhado pelas outras árvores.

Pouco a pouco, as estrelinhas iam caindo e pousando nos galhos ásperos do pinheirinho. Eram muitas e isso derramou tanta luz em volta, que a floresta ficou cheia de inveja daquela beleza toda.

As outras árvores aprenderam a respeitar o pinheirinho como ele era, sem pensar que eram melhores que ele.

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 03/06/2013
Código do texto: T4323517
Classificação de conteúdo: seguro