Conto reescrito para LIBRAS " O Patinho Feio" Hans Christian Andersen

Mamãe pata procurava um lugar bem tranquilo para botar seus ovos, queria um ninho bem quentinho e gostoso para receber seus filhinhos, encontrou um lugar bem perto do castelo, no meio do jardim, ladeado de arvores e folhagens.Ali ela acomodou-se em cima dos ovos para que ficassem aquecidos, e aguardou pacientemente, até que as cascas foram se rompendo.Apareceu um lindo patinho amarelinho todo empenadinho, mais outro e mais outro muito engraçadinhos, porém ficou sem romper um grande ovo cinza...a mamãe preocupada começou a bicá-lo para ver se o ajudava a sair, quem sabe seria uma linda patinha que a ajudaria nos afazeres domésticos,já que até agora só vieram filhotes machos.De repente a casca trincou-se e de dentro daquele ovão apareceu uma avezinha muito esquisita,cinzenta, desajeitada.Mamãe- pata olhou meio desconfiada para ele, mas para ter certeza que era seu, levou-o para dar um mergulho no lago junto com os demais para certificar-se de que sabia nadar.Que alivio quando a avezinha nadou bem, pelo menos não a envergonharia, era só um patinho muito feio.A Mamãe-pata chamou sua numerosa família para apresentá-los aos vizinhos, todos olhavam estranhando a feiura do patinho menor, diziam:- mas que criatura mais sem graça! Os dias foram se passando e o patinho cada dia mais feio, e triste, não entendia o por que era tão diferente,todos o desprezavam,bicavam para que se afastasse.Um dia ele resolveu que iria embora para fugir de toda essa humilhação, caminhou, caminhou...e chegou perto de um brejo, sentou-se a margem chorando e dormiu, acordou assutado com tiros, era chegada a estação da caça, teve que fugir dali correndo para não ser pego pelos malvados caçadores. Correu muito por horas e já desanimado e exausto, avistou ao longe uma cabana, espiou pela fresta aberta,e não avistando ninguém,entrou devagarzinho, deitou-se perto do fogão de lenha acesso, ficou ali esperando amanhecer.Quando amanheceu a velhinha que ali morava e criava um gato para caçar ratos,encontrando-o ali todo encolhido o expulsou, e novamente ele teve que ir arriscar-se pelo bosque, chegou o outono, a primavera veio e se foi, e um inverno muito rigoroso o encontrou ainda desabrigado e sem família,nadou, nadou vigorosamente pra que suas asas não se congelassem,extremamente cansado, fechou seus olhinhos,e pensou agora vou morrer, assim cessa todo esse sofrimento, mas de repente ao abri-los avistou ao longe um bando de lindas aves brancas, de asas grandes vindo em sua direção, encolheu-se todo com medo que fossem bicá-lo, porém a ave que liderava o grupo lhe disse:- Venha conosco, que está fazendo aí tão sozinho, é perigoso, não tem família?Ele todo envergonhado, sentindo-se feio, desajeitado contou-lhe sua história, ela gentilmente lhe disse: - Que estranho, olhe-se no lago, você é esplendidamente lindo, acredito até que seja da nossa linhagem!Somos lindos cisnes brancos.Ele timidamente arriscou um olhar para baixo, e o que viu o deixou muito feliz, sim havia encontrado sua família, agora sim sua via seria outra, viveria feliz e em paz!