A COELHINHA ZAZÁ

A coelhinha Zazá era muito vaidosa, dócil e carinhosa. Todas as manhãs, ela se enfeitava com uma flor e saía a passear com o seu irmãozinho.

Depois que comiam as cenouras que encontravam, pulavam entre as árvores, corriam bastante e voltavam para casa, isto é, a toca.

Alguns coelhinhos gostavam mesmo era de sair à noitinha. Mas Zazá tinha medo das corujas ou alguma raposa. Até cães e gatos podem ser perigosos. De dia, se ela fosse perseguida por algum inimigo, seria mais fácil correr. E isso ela e os outros coelhinhos sabiam fazer muito bem. Eram capazes de saltar até três metros, se fosse preciso.

Um dia, ela se animou a sair com dois amigos. Saiu sem a mamãe saber. Aqueles não eram bons companheiros. Gostavam de ir pra muito longe das tocas e isso era perigosíssimo. Mas Zazá não entendia o que a Dona Coelha tinha contra. Ela não via maldade em nada.

Um deles sugeriu que fossem até uma plantação de feijão e ervilha. Havia também ali, cenouras fresquinhas e alface. Era tudo o que eles queriam. Só se esqueceram do agricultor, isto é, o dono da propriedade.

Justamente quando estavam quietinhos, saboreando os brotos de feijão e as folhas das cenouras, ouviram uns rumores de galhos e folhas secas, que denunciavam a presença do homem. Mais um pouco e viram que ele estava se preparando para agarrá-los. Tiveram que largar tudo ali. Deram os saltos que sabem dar e correram em zigue-zague para confundir o perseguidor.

Zazá quase ficou pra trás ( ela era menorzinha), mas alcançou os colegas e assim chegaram todos, sem qualquer ferimento, às suas tocas. Foi assustador !

Nunca mais ela quis sair com colegas que mamãe não aprovasse.

Logo, logo, Dona Coelha e seus filhotes estariam bastante ocupados, com os preparativos para a Páscoa. Iam precisar de muitos ovinhos. De todos os tamanhos e cores. Queriam alegrar a criançada. Essa ideia de brincadeiras e festa para as crianças, deixava a carinhosa Zazá muito saltitante. E imensamente feliz.

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 06/08/2013
Código do texto: T4422600
Classificação de conteúdo: seguro