Solidão ?

Quando dava o sinal pro recreio só faltavam derrubar as carteiras de tamanha euforia. Na escola felicidade tem o nome de recreio. A turma do 4º ano então parecia ouvir aquele sinal como uma música do Flautista de Hamelin convidando para a diversão. Lucas, João, Pedro, Maria, Alice, Débora, Carla, Sofia, Amparo, José, André, Pablo... E todos os outros pareciam ganhar asas e saiam voando ao ouvirem aquele som.

Menos Eustáquio que sempre permanecia na sala. Era o último a sair e se pudesse nem saia de lá. Todos os dias a professora o levava pra fora. Ela quase o obrigava a brincar... E para Joana, a professora, fazer aquilo era algo fora do normal. Perto dos outros Eustáquio era estranho. Uma criança que não queria bola, pique, a corda... E queria ficar em sala era algo preocupante.

Joana começou a observar o pequeno Eustáquio com seus enormes óculos fundo de garrafa, as bochechas enormes, aquele cabelo lisinho que parecia ser até ralo... O menino fazia a mesma rotina todos os dias. Saia obrigado da sala por Joana, pegava o sanduíche enorme que estava na lancheira, passava a mão em um livro muito grosso e ia pro recreio. No pátio se isolava, ficava quietinho lendo seu livro e comendo o sanduíche debaixo da árvore. Enquanto a bola rola, o corre corre acontecia, os gritos e as brigas entusiasmavam os outros, Eustáquio parecia estar em outro mundo.

A professora pensava em chamar os pais para conversar sobre o problema de Eustáquio, mas do nada ela resolveu conversar com o menino. Chegou debaixo da árvore e se sentou do lado do garoto.

- Eustáquio, você não quer brincar?

- Não tia...

- Veja como seus colegas estão se divertindo. Quer jogar futebol com eles?

- Eu não gosto tia...

- Pique?

- Não...

- Você gosta de que ?

- De ficar quieto.

- Mas não é possível! Tão quieto assim. Isso não é divertido. Você não se sente sozinho?

- Mas tia... Eu não estou sozinho. Olha só...

E Eustáquio mostrou o livro para a professora. Joana começou a ver aquelas imagens com uma floresta cheia de duendes e fadas e começou a ler junto com Eustáquio.

Joana então percebeu que realmente não havia solidão ali. E viu que o menino era feliz com os seus livros e que realmente os livros que Eustáquio lia eram muito interessantes tanto que ela começou pegá-los emprestados.

No fim do ano a diretora começou a achar estranho aquela professora com mais um bando de alunos na hora do recreio sentados debaixo da árvore lendo.

- Shirley vem aqui - Disse a diretora chamando a supervisora pra cochichar.

- Olha a turma da Joana, eles não parecem ser tão solitários?