O dia em que o sol chorou

Todo dia era assim,o sol acordava bem cedinho,se espreguiçava bastante,esboçava um sorriso bem largo e se punha a observar a terra,com o rosto apoiado entre as mãos.Seus raios quentes e dourados enchiam toda a natureza de luz e cores.O sol era muito feliz.

Mas, aconteceu que, numa linda manhã de primavera o sol notou algo diferente na terra;as florestas estavam desaparecendo.

Antes, haviam muitas árvores verdes,floridas,carregadas de frutas,flores e pássaros que faziam ninhos e cantavam,tudo era muito lindo.

Agora,lá de cima o sol podia ver até os bichos sendo esmagados nas rodovias,pelos carros,tentando encontrar abrigo,pois o seu habitat fora destruído.E o sol,muito assustado com o que via,disse:_Que horror! Que falta de consciência! Será que os homens ainda não sabem que a natureza não pode ser maltratada desse jeito? Oh! Não!

No outro dia bem cedinho,o sol acordou e nem se espreguiçou,foi olhar bem depressa o que acontecia na terra. Ele viu que mais e mais florestas haviam desaparecido. Então,o sol fechou os olhos e começou a chorar.

As lágrimas do sol quentes e grossas começaram a cair sobre as nuvens,fazendo com que estas se derretessem, formando assim,uma grande tempestade.

A chuva caía fortemente e logo as enxurradas foram levando todo o lixo que as pessoas haviam espalhado pelas cidades.Os córregos e rios foram ficando assoreados pelo lixo,e,assim transbordavam causando grandes enchentes.Casas,lavouras, hortas,tudo era destruído.

Enquanto isso,do outro lado do céu,alguém observava tudo.A lua, que,cheia de compaixão,disse ao sol:

_Amigo sol,não chore! Abra os olhos e volte a brilhar,por favor. Não vê que a terra está muito triste e desolada com a grande inundação causada pelas suas lágrimas?

O sol,com um olhar meio tristonho e úmido,atendeu à lua e pôs a observar novamente a terra. De repente,o sol deu um sorriso ao ver que o seu calor aquecia a terra e secava as áreas alagadas.Mais contente ainda ele ficou ao ver crianças plantando árvores numa praça. E muito feliz,o sol sorriu para a lua e brilhou intensamente.

Célia Rodrigues
Enviado por Célia Rodrigues em 23/05/2014
Reeditado em 24/06/2014
Código do texto: T4817446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.