Torne seu herdeiro um ser que pense por conta própria

Torne seu herdeiro um ser que pense por conta própria.

O jornal EXTRA, de 01/06/2014 traz uma reportagem que deve servir de alerta aos pais desta geração (e das futuras). Tal reportagem se alinha com diversas partes do meu livro “brinque e cresça feliz” que idealizei em 1999 e editei em 2003. Apesar de não ser Pediatra, Psicólogo ou Futurólogo, tentei colaborar com nossas famílias no sentido de evitar que nossos herdeiros cresçam robotizados sem o aprendizado originado pelo contato regular de nossas crianças com a natureza cotidiana, fora das telas virtuais.

Leiam esta matéria em:

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/criancas-estao-cada-vez-mais-precoces-devido-avancos-da-tecnologia-ate-violencia-12672393.html

Após ler a matéria acima, confira alguns trechos (abaixo) de meu livro.

Os adultos, mergulhados nas preocupações de sobrevivência na dura selva em que se transformou o mercado de trabalho, quase não possuem tempo para fornecerem meios que proporcionem um crescimento saudável aos seus herdeiros. Colônias de férias ou cursos em geral, exigem verbas. Por isto, a maioria das crianças fica presa às telas de tv que exibem alguns programas de cultura duvidosa ou aos tenebrosos jogos de games, sustentados por tiros, explosões e pancadarias ao longo de sua duração. (página 6)

Este ensaio tenta contemplar a maior variedade possível de atividades corporais e intelectuais dos participantes. Procuramos explorar e desenvolver a percepção dos sentidos, a coordenação motora e o raciocínio de cada um. (página 10)

Existem centenas de teorias que tentam explicar os comportamentos de crianças e orientar sobre procedimentos para enquadra-las numa saudável convivência social. Apesar de termos nossa opinião sobre o assunto, não vamos coloca-la aqui. Apenas pretendemos neste momento, simplificar o que já é simples e as pessoas tornam difíceis por executa-las de forma atabalhoada, tentando seguir modelos que deram certo em outras terras, com outras culturas. Em resumo, acreditamos que se a criança tiver uma infância alegre (composta por alimentação, estudo, brincadeiras, amizade dos colegas e amor da família), terá segurança para trilhar os caminhos da vida e se tornar um cidadão feliz e útil à sociedade. (página 12)

* * * * * * * * *

Devemos enaltecer o SER que é uma riqueza eterna. TER apenas nos atende até que outro objeto mais moderno surja para ofuscar o mais antigo, adquirido há 15 dias.

Jamais esqueça que existe vida além dos monitores virtuais.

Evite abandonar seus filhos nas “mãos” dos deslumbrantes aparelhos (babás) eletrônicos. SUA presença regular jamais será substituída por eles. Fundamentalmente nos primeiros 10 anos.

Meu livro e os de outras dezenas de autores mais brilhantes são dispensáveis se você tiver criatividade e paciência para estar ao lado dos filhos para ensina-los (através das brincadeiras) a seguirem regras (nem vai precisar dar chineladas) que os tornem adultos responsáveis e capacitados a produzirem dentro de suas vocações profissionais. Mas se achar que sua tarefa pode ser facilitada seguindo um destes “manuais”, não o use na frente da criança. Leia previamente as atividades que pretende aplicar num determinado dia com ele (e seus colegas) e as apresente como se tivessem surgido de sua cabeça naquele momento.

Isto fortalecerá a imagem de herói/heroína que seu filho tem de você.

Haroldo P. Barboza – Vila Isabel / RJ – junho/2014