O Vagalume

Há muito tempo existia no Reino de Bela Flor, uma tradicional família de vagalumes. E os mesmos tinham a fama de serem os que produziam luzes mágicas em suas costas e que por onde iam iluminavam a tudo e a todos. Porém um dia tudo mudou com chegada ao Clã dos Luminosos Vagalumes, o pequeno Lampo. Veio sabe-se lá de onde, perdido entre a escuridão da floresta procurou abrigo na casa dos famosos vagalumes que com grande boa vontade e amor o acolheram. Era muito miudinho, estava cansado e muito faminto. A mamãe Vagalume logo se encantou e anunciou melodiosamente que ficariam com o Lampo, seu marido mais prudente ponderou - E se ele tiver uma família? e se esta família está à sua procura?...

Lampo de olhinhos apertadinhos, enganando a teimosa lágrima que insistia em cair disse com voz corajosa : - Um dia acordei e meus pais já não estavam mais por perto, neste dia sai à procura deles e até agora ainda os procuro... A mãe emocionada e muito cuidadosa disse ao pequeno Lampo que às vezes a vida de Vagalume é assim mesmo , os pais somem por algum motivo que ninguém sabe , e que acabam virando estrelinhas luminosas no céu. O Lampo entre sorrisos e lágrimas a abraçou calorosamente e disse com voz quase inaudível :- E quando isto acontece o papai do céu nos envia novas mães,não é mesmo?? Sim!!! exclamou dona Vagalume que já tomada de amor pelo Lampo o abraçou e orgulhosa disse : - Isto mesmo filho seja muito bem vindo à sua nova família. E todos adoram ter consigo tão carente vagalume....Os dias se seguiram entre muitas demonstrações de amor e muito carinho de ambas as partes. Nestas alturas o clã dos luminosos vagalumes já havia percebido que seu mais novo membro não produzia luz alguma. Mas em momento algum o fizeram despertar para esta realidade, permitiram a ele ser amado exatamente do jeito que era. E sem se dar conta Lampo, diante de tanto amor, nem percebia que era diferente.

Porém todo ano a família reunia-se para uma confraternização ao som de animadas músicas e exibiam suas belas luzes ... Preocupada a mamãe falou com seu amado marido. Queriam encontrar um jeito de não magoar o vagalumezinho. Decidiram leva-lo em uma fada que fazia encantamentos para descobrirem a causa do estranho defeito que ele tinha. Não produzir luz entre os vagalumes é algo muito preocupante. A fada depois de várias perguntas deu o diagnóstico: o vagalumezinho estava bloqueando sua luz por não ter superado a perda da sua família. Embora se sentisse plenamente amado ele sentia falta dos pais. Comovidos o casal voltou pra casa e tentou encontrar um jeito de amenizar esta dor e ver seu mais novo membro brilhar pelos céus em noites escuras. Reuniram-se todos os clãs de vagalumes em uma assembleia para tentar entender o que levou os pais do Lampo a o abandonarem . Cada um a sua maneira fez um julgamento e deu uma sentença. Era algo doloroso até para um conselho de sábios vagalumes tratar assuntos como este. Depois de muito debate chegaram a um consenso de que a família fora morta por algum humano que sem perceber dizimou a família do querido Lampo. A história se espalhou por todo o Reino de Bela Flor, e confuso Lampo começou a perceber que todo aquele alvoroço era por sua causa. Sentiu-se muito triste em descobrir que seus pais não mais voltariam para busca-lo como ele imaginava, e não o fariam por estarem mortos. Chorou, um choro doído e profundo de quem sabe o valor de uma família, e decidiu fazer sua luz brilhar por amor à nova família. Foi até a fada e perguntou-lhe como poderia "desbloquear" sua luzinha... A fada disse que somente o amor seria capaz de libertá-lo , sem entender disse ele à Fada que sentia amor por seus novos pais e não entendia o motivo por trás do seu bloqueio.então com sua grande sabedoria a fada disse-lhe: Amado Lampo, por mais amor que sintas por seus novos pais, ainda estas preso ao seu passado, em parte por não perdoar seus pais pelo abandono.. Chorando o vagalumezinho concordou com a cabeça e os olhos enterrados no chão. Sim! disse ela á fada, com uma voz indecifrável, porém repleta de sentimento, que comoveu até a fada. Que abraçando-o num laço apertado lhe conteve ás lágrimas . Explicou que somente o perdão o poderia desbloquear... Eis que Lampo voltou pra casa , cabisbaixo e pensativo, refletiu e ponderou que muitas poderiam ser as razões para seus pais terem ido embora. E que por certo não o fizeram por falta de amor, e sim por um motivo alheio ao seu conhecimento.Seu coração encheu-se de pura gratidão e amor. Sentiu orgulho de suas duas famílias e dentro do seu frágil coraçãozinho uma luz forte e reluzente lhe invadiu de dentro para fora iluminando tão fortemente tudo ao seu redor.... De olhos submersos num choro profundo seus pais o abraçaram e festejaram. Agora em definitivo Lampo tornou-se um lindo membro dos clãs dos iluminados. E na noite da festa dos vagalumes dançou e brilhou entre os seus iguais.

Moral da História;

Nem sempre o final feliz que sonhamos é o que nos deixa de fato felizes entretanto o amor verdadeiro torna todo e qualquer fina muito feliz....