Aluno Indisciplinado
 
 
          Tonico, era um menino brigão. Batia nos colegas por qualquer motivo. Andava na sala o tempo todo, perturbava a professora  e a disciplina da sala. No recreio, tomava o lanche da meninada e quando algum reclamava, mostrava o braço forte dizendo:
__ Vem!  Vamos ver se tem coragem de me enfrentar!
Na saída, dava um coque na cabeça de cada um que passava por ele.
         A professora, já cansada de tanta reclamação, ligou para a mãe do garoto e pediu a ela que viesse na escola para que ela soubesse o que estava acontecendo. Esta, mais que depressa atendeu ao chamado. Grande foi a surpresa da professora ao ver que estava diante de uma criança muito pior do que imaginava, pois quando relatou à mãe o que estava acontecendo, este começou a chorar dizendo que era tudo mentira da professora e  ele é que apanhava todos os dias dos colegas.
 
          A mãe, não entendia direito o que estava acontecendo, pois não era essa, a educação que ela dava ao menino. Envergonhada pediu desculpas pelas faltas do filho.
 
          Em casa, a mãe ordenou que ele fosse para o quarto refletir um pouco sobre tudo o que vinha fazendo para depois conversarem. Ela queria a verdade.
 
          O menino,  amedrontado , pensando no castigo que podia levar, não hesitou. Pulou pela janela e foi se esconder. Quando a mãe percebeu a sua fuga, já era tarde. Ninguém viu , ninguém sabia dele. Desesperada procurou-o por toda a parte  e nada!  Foi então à escola e relatou o fato. A professora lembrou-se do bosque que havia por aquelas bandas. Deu as instruções necessárias e  saíram para ajudar nas buscas. Andaram a tarde toda  e nada!  À noite era impossível prosseguirem. Mas sabiam que ele só podia estar lá, pois evidenciaram alguns vestígios.
 
           Tonico, estava entocado numa espécie de gruta, o primeiro esconderijo que achou. Estava cheio de medo. O pavor da escuridão, o ruído de animais selvagens o tornava fraco e sem forças para continuar procurando a saída do bosque. Cansado adormeceu. Já de manhã, começou ouvir vozes de crianças que o chamavam dizendo: __Tonico, somos nós, os seus colegas de aula! Onde você está?
           
         No início não teve coragem de responder, pois o eco repetia pelo mato  a fora  e parecia lhe meter mais medo. Chegou a pensar que fossem fantasmas  punindo-o pelo o que havia feito. Os chamados continuavam e parecia que iam se distanciando.  Quando viu que ia  novamente ficar sozinho , começou a gritar: __Socorro!... Eu estou aqui! Socorro!..
 
         O som dos seus gritos ecoou  por todo o bosque.
 
          E assim  termina a história. Ao sair do buraco, estava á sua frente: a mãe em soluços, a professora com os olhos de  espanto e ao mesmo tempo penalizados. As crianças fizeram uma roda e disseram todas juntas: __ Saia daí, Tonico!  Nós  viemos resgatar você  dessa aventura perigosa. Você  é mesmo valente  e corajoso, pois veio dormir mesmo na toca de uma onça!...
 
          Tonico, mais que depressa, saiu da toca todo envergonhado, mesmo diante daquelas palavras que o tiravam da humilhação, pois ele sabia que não era por ser valente que estava ali e lhes disse; __ Vocês foram amigos e solidários comigo.  Eu não merecia.  Vai começar agora a minha nova maneira de me comportar. Perdoem – me pelo meu procedimento!
 
          Nunca mais ninguém ouviu falar das diabruras de Tonico. Era feliz como todos os outros! 
 
Águeda Mendes da Silva
Enviado por Águeda Mendes da Silva em 17/07/2014
Código do texto: T4885130
Classificação de conteúdo: seguro