Esquisito

Menino calado!

Menina descanse!

Senta que lá vem história!

Já não era uma vez num sorvete onde ninguem provou que um príncipe bolou na prova de escola. Ele teimoso colou mesmo na prova e gastou mesada minutinho na mercearia do Portusão. E veio de longe, de flamulas e de carro, sendo riquinho sem esmolas do papai. Sua festa era de todos e na escola todos tiveram de ir. O clube do Bolinha fechou a banca e namoraram meninas feias, mas tambem vieram a cada festa do riquinho gastador.

Viajamos na maionese, ouvimos cantigas e rodamos a sala com pedaços de bolo nas travessas da mamãe riquinha. E na escola lembramos do menino, daquela mãe dos doces e das meninas faladeiras até não poder mais! Estamos de roupa suja e boca cheia, mas o dia de ontem era festiva, viva o garoto riquinho!

E numa sala distante, bem distante, num banco escolar:

- Somos estudantes, viu? E ontem fomos à festa na casa do riquinho e estudar agora é pecado! Buá!

- Não sinhor! - disse a mestra Celestréu, do pé grande...

E assim o tempo sonhou e a sineta tocou. Tínhamos de prestar atenção a cada bater do giz no quadro-negro. Uai, fessôra, assim risca os nossos dentes. Não adianta, a mestra roçou o giz com fôrça para rir de nossa má atenção. E tá legal, pensaremos melhor no recreio...

Nossos colegas riam, a hora do recreio tambem, e eu sorria feliz com minha marmitinha. Pensei até em zoar com aquele guri riquinho

que deu uma festinha na casa dele! Ah, dia bom pra fazer arte, seu!

Meu uniforme se manchou e na sala de aula a mestra gritou gozado comigo. Me assustei e derrubei meus lápis ( lapises? Sei não... )

e ela chegou até a mim e disse:

- Meu chiquim do coração, não me deixe nervosa que eu te largo na secretaria e a diretora tá brava, viu! Faça uma redação sobre isso e da festinha de ontem.

E como ela sabia ou podia saber? Tal é o misterinho da escola...será que me deduraram da bagunça? Sei lá.

Mamãe deveria saber porque uma professora podia saber tanto de mim! Que coisa! Assim num estudo maiz, tô nervoso!

A mamãe disse:

- Quinzim! Você devia saber, pois tá estudando muito naquela escola cara! Vai saber com seu pai ou do irmão mais velho! Vai!

Agora me chama de Quinzim, se de fato sou Chiquim! Que engraçado os adultos, estão sempre me mandando falar com outros. Ai, chatice das chatices! Inda fico bravo e fujo de casa, ora bolas!

Jurubiara Zeloso Amado
Enviado por Jurubiara Zeloso Amado em 20/07/2014
Código do texto: T4888823
Classificação de conteúdo: seguro