O CACHORRO CURIOSO

Ping era um cachorro preto de pelo lustroso, bem bonito. Seu dono era um menino chamado João. Um dia ele viu João segurar uma coisa perto da orelha e falava, falava... Achou que o menino estava maluco falando sozinho. Ficou só de butuca, para ver o que ia acontecer. Mas não aconteceu nada, quando ele parou de falar, guardou a coisa no bolso. Então Ping encasquetou, queria descobrir o que era aquilo. Quando Joãzinho foi tomar banho, Ping entrou sorrateiro no quarto dele e viu aquela coisa dando sopa em cima da cama. Deu um pulo e na hora em que encostou o focinho nela, levou o maior susto, a coisa começou a apitar! Saiu em disparada, feito um foguete. Assustado, foi se esconder debaixo da árvore, lá no quintal. Tremia de medo, até seus pelos estavam eriçados. O que seria aquilo? Uma hora ele ainda ia descobrir!

Afinal, foi mais fácil do que ele pensava. No dia seguinte, quando Joãozinho saiu para a escola e ele o acompanhava até o portão, a coisa caiu da mochila. Não fez barulho, caiu na grama e o menino nem percebeu. Em vez de latir para avisar, Ping ficou bem quietinho. Esperou Joãozinho virar a esquina, abocanhou a coisa e correu para debaixo da árvore, que era o seu lugar preferido. Ali ele tinha até cavado um buraco na terra para se aboletar sossegado. Pôs a coisa no chão e ficou observando. Era uma caixa pequena cheia de botõezinhos. Não parecia brinquedo, mas ele queria brincar. Então começou a bater a patinha nos botões. Imediatamente uma luzinha acendeu e ele ouviu uns latidos que vinham lá de dentro. Meu Deus, será que tem um cachorrinho escondido aí? Para confirmar, ele também latiu. E o outro respondeu. E como os dois eram cachorros, logo se entenderam. Na verdade, o outro não estava lá dentro, era o cachorro do vizinho que dizia: isto é um celular, seu bobo! Eu estou na minha casa, agora nós podemos conversar! Não precisamos mais latir bem alto nem correr para perto do muro. Você quer ouvir música? Escute só. E a música começou. Ping ficou alucinado, dava voltinhas e mais voltinhas como se estivesse dançando.

Depois eles se despediram e Ping ainda ficou um tempo apertando as teclas até que o celular desligou e ele também, pois estava muito cansado. Fechou os olhos, esticou as patinhas e caiu no sono.