A Arara e o Papagaio - A missão

A floresta estava sendo invadida e destruída pelos homens, que cada vez mais derrubavam e queimavam as árvores e poluíam os rios. Aquilo não poderia continuar, pois os animais estavam sofrendo muito com isso. Então eles fizeram uma grande assembléia para decidir o que poderia ser feito para salvar o lugar onde moravam.

Depois de muita discussão ficou decidido que um deles iria até o povoado falar com as pessoas e pedir para que parassem com aquela destruição.

Em dado momento a coruja Janaína falou: - Vocês estão esquecendo que os homens não falam a nossa língua. Como é que eles vão entender o nosso pedido?

Confusão geral. Todos falavam ao mesmo tempo e ninguém se entendia, até que o macaco Chico, que era um bichinho muito esperto, gritou: - Eu tenho a solução!

Quando cessou a barulheira, ele disse: - Vocês já ouviram falar em animais domésticos? Eles convivem com os homens sem problemas. Um de nós poderia fazer o mesmo, passar um tempo com as pessoas e aprender a fala deles.

A ideia foi aprovada na hora. Ficou combinado que teria de ser um animal de boa aparência, e que não parecesse selvagem, para não assustar as pessoas e ser bem aceito por elas. Foram escolhidos, por sua beleza, o papagaio Zé, e a arara Beta.

E assim foi, o papagaio e a arara voaram para a aldeia onde os homens moravam e depois de algum tempo e haverem aprendido a falar, pediram para que parassem com o que estavam fazendo com a mata, que aquilo não estava certo e blá, blá, blá, blá, blá, blá.

Foi uma bela tentativa, mas foi inútil, os homens são criaturas muito teimosas.

Resultado: Continuam a destruir as florestas até hoje. O papagaio e a arara continuaram a conviver com eles, na esperança de um dia vir a convencê-los.

Jota Garcia
Enviado por Jota Garcia em 24/10/2014
Reeditado em 07/08/2020
Código do texto: T5010308
Classificação de conteúdo: seguro