A raposa9k=

De longe se vê aqueles olhos escuros e fixos, uma pelagem bonita, do grande rabo ao focinho fino, com uma semelhança entre o cachorro e o guaxinim, mas com tranquilidade e esperteza, diferente dos cães; É a Raposa. Também conhecida como, graxaim-do-mato, é uma das três espécies, existentes aqui no Brasil. A Raposa é um animal carnívoro, se alimentando de roedores, peixes, ovos e aves.
Desde minha infância, nunca havia visto uma, tão de perto, como aconteceu recentemente, numa mata, próximo à uma represa, dentro de minha Fazenda, em Ouvidor, Goiás.
Vamos aos fatos:
Recentemente, apareceu um casal de marrequinhos e um pato negro do rio, nas aguas de minha represa, que tem nascente num grotão, rodeado de mato. Então, eu estava ali, concertando uma cerca de arame farpado, na represa, quando vi a raposa parada ali, observando os marrecos; daí, ela me viu e veio vindo lentamente e passou na minha frente e ficou me olhando, como se me conhecesse. Me surpreendi, com a sua tranquilidade, pois quando criança, meu avô, meu pai e meus tios, me assustavam, contando estórias de raposa e lobos maus. Eu ouvia com muito medo, essas estórias.
Me lembro, que uma certa noite, os cachorros latiam, as galinhas gritavam e dai, meu pai pegou uma espingarda cartucheira e uma lanterna, saiu no escuro, mas não viu o bicho. Só viu, as penas de uma galinha, em baixo de uma jabuticabeira.
O ladrão era Lobo ou Raposa? Quem seria! O bicho sumiu na escuridão da noite. Depois, tudo se acalmou e fomos dormir.
Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 19/12/2014
Reeditado em 28/01/2019
Código do texto: T5075010
Classificação de conteúdo: seguro