O Camaleão Medroso

O camaleão Medroso

Era uma vez um Camaleão que vivia com medo de tudo e de todos que passavam ao seu redor. Ele era tão,tão medroso que se escondia entre as folhas das árvores para que nada pudesse lhe assustar.Queria sair livre, sem ter o perigo de falar com os outros bichos ou ser pegue pelo seu inimigo mortal, a grande Cobra Colorida.

Então decidiu sair apenas à noite, sempre vestindo uma fantasia feita por folhas.

Os répteis da floresta planejaram realizar um baile à fantasia, para ver quem se apresentava mais belo e bem-vestido. O convite foi feito em alto som, pela turma gasguita da passarinhada.

Logo as cobras, os lagartos, os jacarés e outros bichos que se arrastavam pelo chão, começaram a produzir e fazer suas vestimentas, uma mais bela que a outra. A Grande Cobra teceu uma roupa nos tons coral que brilhava a luz do Sol. Os lagartos preferiram uma roupa mais discreta nas cores verde-claro. A família jacaré não ficou para trás e costuraram um lindo casaco quadriculado nas cores verde mato escuro. Assim cada réptil se preocupava com o visual, na intenção de ganhar o título da alta-costura rastejante.

Só o Camaleão não sabia o que vestir, pois, temia sair para buscar o tecido. Desfilar também o amedrontava, pois os outros bichos poderiam fazer pouco de seu jeito, costurar o fazia tremer, poderia se furar, porém queria muito ir ao desfile.

Então rastejando de medo foi consultar a dona Lagartixa, estilista famosa do reino dos répteis. A famosa Lagartixa morava no fundo do poço azul e não gostava de visitas, mas aceitou aconselhá-lo mediante pagamento de alto preço.

A Lagartixa ao ver o Camaleão levou um susto, o achou feiíssimo e desengonçado, com olhos esbugalhados,ficou penalizada e decidiu ajudar a fazer uma transformação em sua aparência. Esse seria um grande desafio.

-Senhor Camaleão, lhe farei uma vestimenta digna dos maiores reis rastejante do mundo e por onde o amigo passar será respeitado e não mais terá medo. Disse a lagartixa.

Foram três dias de dedicação para costurar uma fantasia com várias cores e com capacidade de mudar a tonalidade a cada passo que o camaleão desse.

No dia do grande baile, todos os répteis mostravam seus modelos orgulhosos da beleza que aparentavam. Mas no meio do baile entra de surpresa o senhor Camaleão. Quando passava perto de seus amigos rastejantes sua vestimenta mudava de cor, aderindo a cor do ambiente. Foi à fantasia mais aplaudida do baile. O Camaleão ganhou o título do ser rastejante mais elegante do reino.

Foi a partir desse evento que o Camaleão não teve mais medo, pois vestido com seu traje multicor poderia ficar escondido entre as cores da natureza e passar despercebido sem correr o perigo de ser capturado por seus predadores.

Elma Sales Morais

Elma Sales
Enviado por Elma Sales em 17/06/2015
Reeditado em 09/11/2018
Código do texto: T5279924
Classificação de conteúdo: seguro