ESTORINHA DE AVÓ...    

Uma avó preocupada
com o aprendizado da netinha,
convidou a neta amada  
prá ajudá-la na cozinha.

Enquanto amassava o pão
contou uma velha estorinha,
e prendeu da neta a atenção
com estória da Dona  Baratinha.

   Disse que no mundo dos contos de fada, Dona Baratinha um dia achou uma moeda de ouro jogada num buraco que ela entrou. Sabendo ser muito valiosa Dona baratinha ficou contente. Sentindo-se rica e poderosa um desejo surgiu em sua mente. E era um desejo tão potente que no seu coração penetrou. 'Preciso casar-me urgente' foi o que Dona baratinha pensou. Se enfeitou, colocou laço de fita, e foi para a janela, a rua espiar, porque estando rica e bonita, um noivo logo iria arrumar!
   E vários animais passaram! Boi, cavalo, sapo e o cão, e pra ela nem sequer olharam, mesmo ela estando com a moeda na mão. Com fome e já cansada, foi pra cozinha preparar uma refeição. Resolveu fazer uma panelada de toucinho com feijão.
   Enquanto o feijão cozinhava, voltou à janela, pra rua espiar, esperançosa, ela esperava encontrar alguém pra casar.
   E quando foi entardecendo,já desaparecendo, eis que surge um baratão, andando  garboso e muito bonitão. De fraque e cartola, o senhor Baratão mexendo as anteninhas sentiu, o cheiro do toucinho cozido com feijão. Parou, e para Dona Baratinha sorriu. Puseram-se a conversar... encantada ela pensou: com esse hei de casar!
   Convidou o Baratão para entrar, e também para com ela jantar. Ao comer o cozido de toucinho com feijão,
com o delicioso sabor o Baratão se encantou, e sentiu uma tão forte emoção que com a dona Baratinha se casou!

A moral dessa estoria, minha netinha,
serve bem para demonstrar
que se quer se ver bem casadinha,
tens que aprender cozinhar!

Esta estorinha eu dedico à Rebeca, esta linda menina neta da poeta Maripenna, minha maninha do coração.


Jeane Diogo
Enviado por Jeane Diogo em 22/08/2015
Reeditado em 22/08/2015
Código do texto: T5355228
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.